Primeiro dia do Enem foi realizado em todo o país
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi realizado (9) em todo o país, com participação de 73% dos mais de 4,8 milhões de inscritos, segundo balanço preliminar divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do órgão, em Brasília. De acordo com Santana, 27% dos candidatos não compareceram aos locais de prova.
O primeiro dia de prova ocorreu sem intercorrências significativas, além disso, todos os malotes foram entregues em seus respectivos locais de aplicação. Ainda assim, o exame ocorreu em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova, bem como utilizou 164.906 salas e envolveu mais de 300 mil pessoas, conforme informou o ministro.
No primeiro dia, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro destacou a atualidade da pauta, visto que o país começa a inverter a curva etária, aumentando o número de pessoas mais velhas. Com os avanços da medicina, a expectativa de vida cresce, portanto, exige políticas públicas importantes, afirmou Santana.
O exame seguirá no próximo domingo (16), com a aplicação de provas de ciências da natureza e matemática. Além disso, candidatos de cidades afetadas por desastres naturais terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitações vai de 17 a 21 de novembro, por meio da Página do Participante.
Novidades de segurança e metodologia
O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que, neste ano, todas as salas de prova passaram a contar com detectores de metal, medida que antes era restrita à entrada e saída dos banheiros. “Fizemos um esforço muito grande para aprimorar todos os mecanismos de segurança do Enem, garantindo maior controle e segurança”, afirmou.
Outra novidade foi a adoção da metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto, permitindo avaliar o conhecimento do participante de forma mais integrada.
Porta de entrada para o ensino superior e certificação
O Enem é o principal critério de seleção para ingresso no ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiamento estudantil (Fies). Os resultados também vão para processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep.
Além disso, a prova serve para a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Nesta edição, mais de 98 mil estudantes solicitaram a certificação, que exige pontuação mínima de 450 em cada área do conhecimento e 500 na redação.
Datas especiais no Pará
Em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem 2025 terá aplicação em datas diferenciadas — 30 de novembro e 7 de dezembro — devido à realização da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém no período da aplicação regular do exame.
Por fim, o gabarito do primeiro dia de prova terá divulgação na quinta-feira, 13 de novembro.
Fonte: Inep



