No momento, você está visualizando Primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2026
Primeira indústria farmacêutica de MS será em Terenos. A boliviana IFA deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2026 Foto: Secom/Gov.ms

Primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2026

Primeira indústria farmacêutica de MS será inaugurada em Terenos

A primeira indústria farmacêutica de MS, a boliviana IFA deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2026, no município de Terenos. A informação foi repassada pela diretoria da empresa, durante a reunião plenária ordinária no Conselho de Fármacia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), realizado em Campo Grande na semana passada.

O evento contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), representada pelo coordenador de competitividade empresarial, Augusto de Castro, e a coordenadora de Relações Institucionais, Eli Sandra Francisco.

A plenária contou com a presença de Camila Tarifa, diretora técnica da IFA Ltda., primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul, bem como da diretoria do CRF-MS. A unidade, captada pela Semadesc, está sendo implantada em Terenos com investimento de R$ 45 milhões.

Além disso, a meta é gerar 120 empregos na cidade já na primeira etapa de operações. Ademais, a indústria vai produzir fármacos de uso oral em cápsulas gelatinosas, destinados tanto ao consumo interno quanto à exportação. Entre os produtos previstos estão óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxicam, picossulfato de sódio e nistatina, entre outros. Vale destacar que, no ano passado, o governador Eduardo Riedel e o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, visitaram as instalações da indústria na Bolívia. Dessa forma, reforça-se a importância do projeto para a região.

“Ficamos impressionados com as instalações na Bolívia, que tem mais de 1,2 mil colaboradores. Trata-se de uma empresa que produz medicamentos de forma variada e está chegando ao nosso Estado”, explicou na oportunidade da visita ao país vizinho o governador Eduardo Riedel.

Já o secretário Jaime Verruck destaca que este é um empreendimento pioneiro no Estado. “Ele vem para acrescentar na diversificação na nossa base industrial, com potencial de geração de 120 empregos no município de Terenos”, comentou.

Objetivos

A meta da reunião foi fortalecer o diálogo interinstitucional em prol do desenvolvimento da área farmacêutica no Estado. Além disso, segundo a coordenadora da Semadesc, Eli Sandra, o objetivo foi conhecer melhor o projeto e ouvir as demandas referentes à qualificação profissional da indústria e dos profissionais do CRF-MS.

A visita, conforme ela, reforçou a importância do diálogo entre as instituições e o fortalecimento da atuação farmacêutica em diversas áreas, incluindo a indústria. “A partir de agora, vamos alinhar as demandas, juntamente com a indústria e a Prefeitura de Terenos, para atender às expectativas de qualificação profissional”, ressaltou.

Também estiveram presentes a diretoria do CRF-MS, representantes da Vigilância Sanitária Estadual, da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável de Campo Grande) e da Prefeitura de Terenos. Dessa forma, o encontro contribuiu para a integração das ações entre os órgãos envolvidos.

Um marco para o estado

A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, destacou a relevância da participação de Camila no encontro. “Ter a presença da Camila em nossa plenária é motivo de orgulho. A atuação da IFA Ltda. representa um marco para o nosso estado e abre novas possibilidades para o exercício profissional do farmacêutico em um setor tão estratégico como o industrial. Seguimos firmes no propósito de apoiar e valorizar todas as frentes de atuação da nossa categoria.”

Para o CRF-MS o encontro sinaliza um importante passo para o desenvolvimento do setor farmacêutico em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que, a partir dessa primeira reunião conjunta, surjam iniciativas importantes. Entre elas, destacam-se programas de estágio e formação continuada em indústria. Prevê-se, ainda, a realização de projetos de pesquisa aplicada em colaboração com universidades e órgãos governamentais. Igualmente, espera-se a expansão da produção local de medicamentos. Essa expansão deve ocorrer em sinergia com as categorias profissionais envolvidas. Assim, essas ações poderão fortalecer a integração entre setores. Sobretudo, contribuirão para o desenvolvimento regional e profissional. Portanto, a reunião deve ser o ponto de partida para esses avanços.

Saiba mais

A Indústria Farmacêutica IFA Ltda é uma empresa do grupo Laboratórios IFA S.A, de origem boliviana, que tem mais de 5 anos de atuação. Fabrica cerca de 75 produtos para exportação na Bolívia, como antibióticos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, suplementos minerais, antivirais.

Fonte: Secom/Gov.ms