A previsão também aponta que, nos próximos meses, algumas cidades do estado podem registrar temperaturas um pouco acima da média, como Paranaíba, Chapadão do Sul, Bonito, Campo Grande e Aquidauana.
Em 2024, por exemplo, Aquidauana chegou a registrar 43,7°C durante a primavera, a maior temperatura do ano. Por outro lado, em municípios do sudoeste do estado, as temperaturas podem ficar abaixo da média.
Chuvas eram previstas
As chuvas observadas (22) já eram previstas, com expectativa de amenizar o tempo seco e quente causado pela última onda de calor, que atuou no estado entre (18) e (21).
Segundo a Climatempo, há alerta para ventos e risco de temporais não apenas na região sul, mas também em outras áreas do estado. A frente fria ganhou intensidade e formou uma faixa de instabilidade que avançou sobre o centro de Mato Grosso do Sul.
O sistema começou a atuar no início da segunda-feira (22), nas regiões sudoeste, sul e sudeste, com registro de chuvas acompanhadas de vento. Sobretudo, o estado registrou volumes variados de chuva. Confira:
- Bela Vista: 33 mm
- Bodoquena, Bonito e Corumbá: entre 3 e 9 mm
- Corguinho, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro: acima de 10 mm
- Dois Irmãos do Buriti: 8 mm
Tempo firme
Com o rápido avanço da frente fria, uma massa de ar frio (alta pressão polar) se desloca pelo estado, provocando queda nas temperaturas. Nesta terça-feira (23), o tempo fica firme em todo o estado. As mínimas previstas são:
- Iguatemi e Amambai: 10°C
- Ponta Porã: 11°C
- Bonito e Dourados: 12°C
- Campo Grande e Água Clara: 13°C
- Miranda: 16°C
- Chapadão do Sul: 17°C
- Corumbá e Coxim: 18°C
Por fim, segundo a previsão do tempo, as temperaturas devem voltar a subir na tarde de quarta-feira (24). Sendo assim, entre quarta e quinta-feira (25), ainda são esperadas noites e madrugadas com temperaturas mais baixas. A umidade do ar tende a diminuir a partir desta terça-feira, e não há previsão de chuva até o fim da semana.
Fonte: g1