Você está visualizando atualmente PREVENÇÃO: O que a ‘ventilação adequada’ significa para sua casa?
Abertura de janelas está envolvida, mas há muito mais que você pode fazer para ventilação adequada de sua casa

PREVENÇÃO: O que a ‘ventilação adequada’ significa para sua casa?

Quando feito corretamente a ventilação adequada é possível reduzir a propagação de doenças infecciosas em ambientes fechados

Os especialistas em saúde pública frequentemente mencionam a importância de manter sua casa com uma ventilação adequada como uma das maneiras de reduzir o risco de transmissão de COVID-19 entre as pessoas em sua própria casa. Mas as instruções param por aí.

Ventilar sua casa é tão simples quanto abrir uma janela, ou há algo mais complicado? Como a ventilação ajuda, portanto, a impedir a propagação de vírus? E como isso funciona no inverno? Aqui está o que saber antes de qualquer reunião de feriado que você ainda possa decidir participar ou hospedar.

Como a ventilação adequada reduz o risco de propagação de COVID?

A ideia de que o ar fresco é a chave para impedir a propagação de doenças infecciosas já existia muito antes de a teoria dos germes surgir e ser compreendida. A ciência inicial era obscura, mas o conceito geral é o mesmo: liberar o ar ruim e doente com ar fresco e limpo de fora.

Como ventilar adequadamente sua casa

Sim, a abertura de janelas está envolvida, mas há muito mais que você pode fazer para ventilar adequadamente sua casa. Aqui estão algumas estratégias dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e EPA:

Traga o ar de fora

Uma advertência geral aqui da EPA: como você está trazendo o ar externo para dentro, certifique-se de ficar de olho na temperatura interna (para se certificar de que não fique muito frio), bem como os níveis de poluição do ar em sua área .

Abra todas as janelas e portas com tela que não representam um risco para a segurança ou saúde das crianças ou qualquer outra pessoa na casa (por exemplo, risco de queda ou desencadeamento de sintomas de asma).
Ligue todas as unidades de janela de ar condicionado que tenham uma entrada ou ventilação de ar externa, com a ventilação aberta.

Mova o ar viciado do interior para fora

Use ventiladores para mover o ar interno para o exterior, usando um exaustor de janela ou um ventilador de mesa. Se você estiver usando um ventilador de mesa, certifique-se de colocá-lo o mais próximo possível de uma janela ou porta aberta, soprando para fora – e também que esteja colocado lá de forma segura. Não deixe fãs sem supervisão com crianças pequenas, aconselha o CDC.

O exaustor sobre o fogão e o ventilador do banheiro também podem ajudar a empurrar o ar interno para fora. Se você tiver convidados de fora de sua casa, o CDC recomenda manter os ventiladores funcionando por uma hora depois de terem saído.

Incentive o fluxo de ar interno

Mesmo se você não conseguir abrir as janelas ou portas, usar ventiladores em sua casa pode ajudar a melhorar o fluxo de ar:

  • Ligue os ventiladores de teto em sua casa, contanto que tenham sido limpos e espanados.
  • Certifique-se de que qualquer mesa ou caixa de ventiladores esteja apontada para longe das pessoas, para que o ar contaminado não flua diretamente para elas.

Filtre o ar interno para a ventilação adequada

Se sua casa tem um sistema HVAC central, ou seja, dutos de ar que passam por toda a casa, que você pode acessar, veja como usá-lo para filtrar o ar interno:

  • Use filtros plissados, pois eles são mais eficientes do que os filtros normais, mas peça a um profissional para instalá-los.
  • Certifique-se de que o filtro que você está usando realmente se encaixa na unidade.
  • Troque seu filtro a cada três meses, ou de acordo com as instruções do fabricante.

Se o funcionamento do seu ventilador HVAC pode ser controlado por um termostato, defina o ventilador para a posição “ligado” em vez de “automático” quando você tem visitas. Ou deseja aumentar o fluxo de ar na casa para manter o ventilador funcionando continuamente, mesmo se o aquecimento ou AC não está ligado.

Fonte Life hacker