No momento, você está visualizando ALEMS: Presidente apresenta balanço de encerramento dos trabalhos de 2025
Presidente Gerson Claro divulga balanço do ano de 2025 na ALEMS. Última sessão plenária da Casa de Leis ocorreu (17) Foto: ALEMS

ALEMS: Presidente apresenta balanço de encerramento dos trabalhos de 2025

Presidente Gerson Claro divulga balanço do ano na ALEMS

Em nome da Mesa Diretora, o presidente Gerson Claro (PP) abriu a última sessão plenária da ALEMS (17), apresentando o balanço geral dos trabalhos do ano de 2025. De acordo com os dados levantados pela Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos foram realizadas 119 sessões plenárias, 419 votações e a publicação de 195 Diários Oficiais do Legislativo.

Ao todo, foram 508 proposições, sendo 225 Projetos de Lei (PL), 151 Projetos de Resolução (PR), 18 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 12 Projetos de Lei Complementar (PLC) e duas Emendas à Constituição (PEC). Deste montante, segundo o presidente, foram 249 aprovações, sendo 94 PLs, 134 PRs, 15 PDLs e seis PECs. Outras 55 propostas foram rejeitadas. Outros 193 projetos continuam em tramitação para análise em 2026.

Sucesso do esforço coletivo

Para o presidente, os números representam o sucesso do esforço coletivo. “Ano de muito trabalho. Quero agradecer o empenho das equipes de gabinetes e dos servidores da ALEMS. Afinal, a equipe técnica aguerrida trabalhou muito no ano. Acima de tudo, agradeço ao pessoal da comunicação, segurança, cerimonial, financeiro e primeira secretaria. Enfim, agradeço a todos. Sem vocês não tocaríamos o Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Adicionalmente, os dados elencaram outras 4.314 proposições. Por exemplo, indicações, moções, requerimentos e emendas. Além disso, houve 6.389 ofícios expedidos pela 1ª Secretaria. Simultaneamente, a Presidência expediu outros 1.665 ofícios. Ao final da sessão, Gerson Claro concedeu entrevista coletiva à imprensa e ressaltou o diálogo aberto.

“Agradeço a todos os deputados e deputadas. Inegavelmente, o respeito e o diálogo pautaram o debate. Por isso, alcançamos números tão expressivos. Nem tudo teve votação unânime, mas respeita-se a democracia e o ambiente de debate é natural de um Parlamento. Houve várias audiências públicas, homenagens, solenidades, a nossa Corrida dos Poderes, nossa festa junina, um ano para agradecer a Deus pelo que vivemos e a todos os poderes que trabalharam em harmonia”, finalizou. As sessões plenárias retornam no ano de 2026 no dia 3 de fevereiro. 

Fonte: ALEMS