Prefeitura de Naviraí inicia Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Vigilância em Saúde, dará início nesta segunda-feira (25), à Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural do município. A ação tem como objetivo proteger a saúde pública e prevenir a raiva em cães e gatos, garantindo mais segurança tanto para os animais quanto para a comunidade.
De acordo com a coordenação da campanha, a vacinação terá início pela região do Porto Caiuá, primeira localidade a receber a equipe de imunização. Ao todo, serão visitadas 467 propriedades rurais, em um trabalho de abrangência que visa atender todas as famílias que vivem no campo.
A vacinação contra a raiva é essencial para o controle da doença, considerada grave e potencialmente fatal, tanto para os animais quanto para os seres humanos.
“Além de proteger os animais, a imunização é um ato de responsabilidade coletiva, já que impede a circulação do vírus e protege toda a comunidade”, reforçou a equipe da Vigilância em Saúde.
A Prefeitura de Naviraí convoca todos os moradores da zona rural a participarem
A Prefeitura de Naviraí convoca todos os moradores da zona rural a participarem ativamente da campanha, permitindo que seus animais recebam a dose. A colaboração da população é fundamental para o sucesso da ação e para a segurança de todos os cidadãos.
Em suma, a vacinação antirrábica representa uma das mais eficazes medidas em saúde pública. Afinal, a simples decisão de imunizar um animal doméstico é uma ação individual que, por sua vez, carrega um impacto coletivo inestimável. Visto que a raiva é uma zoonose fatal, a criação de uma cobertura vacinal ampla e consistente impede que o vírus circule entre a população animal. Assim, protege-se tanto os cães e gatos quanto as pessoas, o que demonstra a natureza interconectada da saúde.
Além disso, a campanha é um ato de responsabilidade e solidariedade, pois cada dose aplicada reforça a segurança de toda a comunidade. Inegavelmente, o engajamento de cada cidadão é o motor do sucesso de iniciativas como esta, fortalecendo as defesas coletivas. Portanto, a vacinação não é apenas um compromisso da gestão pública, mas também um dever cívico. Por fim, a prevenção se estabelece como a melhor forma de proteção, assegurando o bem-estar e a tranquilidade de todos os cidadãos.
Fonte: PM naviraí