A Campanha Brasileira do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher
A Prefeitura de Naviraí por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres, Gerência de Assistência Social e do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – abriu na noite de quinta-feira (17), a Campanha do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Sendo assim, a solenidade de abertura da campanha foi feita no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Maria do Céu. Tendo como público alvo público alvo Policiais Militares, Policiais Civis, CRAM e Conselho Municipal de Direitos das Mulheres.
Aliás, a Campanha Brasileira do Laço Branco em Naviraí tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e Justiça social .
No Brasil, essa Campanha teve início em 1999 e desde então várias atividades são desenvolvidas em parceria com entidades de mulheres e Secretarias de Políticas para as Mulheres nos Estados e Municípios.
Campanha do Laço Branco
A Campanha do Laço Branco no Brasil tem coordenação por uma Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). Assim, grupo de entidades não-Governamentais e núcleos acadêmicos que atuam na área de gênero. As ações são em consonância com a Campanha Internacional que surgiu no Canadá.
Em linhas gerais, desenvolvidas estratégias de comunicação e ação política voltadas a homens de diferentes idades e em diferentes contextos. Bem como palestras, ações comunitárias e distribuição de material alusivo à campanha em atos públicos. Portanto, intervem também em processos de formulação e monitoramento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Na forma de controle social sobre as ações do Estado.
O campo de atuação da Campanha é bem amplo, eles possuem intervenção em escolas públicas, entidades de saúde, instituições públicas e privadas. Órgãos de segurança pública e espaços públicos em geral onde se encontram os homens.
Fonte: PM de Naviraí