Trata-se de um dos primeiros passos da Prefeitura no sentido da completa adequação da normativa municipal à LGA para o 5G
A Prefeitura de Campo Grande encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que regulamenta a tecnologia 5G na Capital. O encaminhamento do plano é um dos primeiros passos da Prefeitura no sentido da completa adequação da normativa municipal à LGA e objetiva fomentar o avanço da tecnologia, alavancando assim a velocidade da conectividade para celular e dispositivos inteligentes.
Alguns municípios no país já fizeram essa atualização para alinhamento às normativas federais. São os casos de:
- Porto Alegre (RS).
- São Paulo (SP).
- Londrina (PR).
- e Distrito Federal.
Atualizar sua legislação municipal
Assim, este projeto possibilitará que Campo Grande, ao modernizar e atualizar sua legislação municipal esteja preparada para receber a nova tecnologia. Assume-se, dessa maneira, assim a vanguarda em Mato Grosso do Sul.
“Campo Grande já está preparada para receber a nova tecnologia 5G e os seus benefícios para todas as áreas. A mensagem do executivo foi, portanto, elaborada por técnicos da Prefeitura e representantes da população nos conselhos municipais. Um documento técnico, moderno e elaborado de forma democrática”, disse o prefeito Marquinhos Trad.
O 5G irá ampliar, por exemplo, os serviços de telecomunicação, melhorando assim, o acesso à internet dos equipamentos públicos, bem como a implantação do videomonitoramento, a viabilização da semaforização inteligente e a entrega de mais serviços digitais para a população.
t5G lançado comercialmente no Brasil
A nova tecnologia de conectividade 5G já foi lançada comercialmente no Brasil. E a atualização certamente possibilitará, dessa maneira, importantes avanços em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes e automação. Além disso, a expansão dos serviços contribuirá para a inclusão social dos cidadãos que residem em áreas periféricas e não possuem sinal do celular de qualidade.
Para o diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, a chegada da tecnologia 5G em Campo Grande proporcionará um ambiente favorável à expansão da conectividade em todas as áreas do município, sejam elas urbanas ou rurais. E também nos Distritos de Anhanduizinho e Rochedo, após a Anatel ter acolhido o pedido do Executivo Municipal para incluir os referidos distritos nos projetos para implantação da tecnologia 5G e ampliação da rede atual.
“Melhoria na qualidade dos serviços de rede móvel, desenvolvimento econômico, avanços na telemedicina, carros autônomos e cidades inteligentes. Essas são, portanto, algumas das expectativas que a chegada do 5G poderá concretizar no nosso município. Podemos dizer que após estudos, análises e debates com as operadoras de telecomunicação e com a população, por meio do Conselho Municipal da Cidade – CMDU, Campo Grande está preparada para receber a tecnologia 5G”, explica Berenice Maria Jacob Domingues. Ela é diretora-presidente Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Planurb.
O município, por meio de um grupo técnico, elaborou um instrumento aderente às legislações federais vigentes. Visa, portanto, simplificar o processo de instalação das Estações Transmissoras de Radiocomunicação – ETR’s.