Aulas acontecem nos dias 31 a 4 de novembro, das 13h30 às 17h
Nos dias 13 e 20 de novembro, estudantes de todo o Brasil realizam o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. Para ajudar na preparação dos candidatos, a Prefeitura de Campo Grande abriu inscrições para um curso gratuito de Redação.
Contudo, as aulas em MS para o ENEM realizadas do dia 31 de outubro a 4 de novembro, das 13h30 às 17h, na sede da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), localizada na Rua 25 de dezembro, 924, 3º andar.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, considera de extrema importância oferecer esse apoio aos estudantes. Afinal, o ENEM -Exame Nacional do Ensino Médio é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. E, do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.
De acordo com o balanço do Ministério da Educação (MEC), do total de participantes que fizeram a redação do Enem em 2021, 87.567 tiraram zero na dissertação, o equivalente a 3,22%. Mas, o Inep também informou que a nota média na redação de 588,74 pontos. O índice vai de 0 a 1.000.
Professores de redação afirmam que os principais erros daqueles que fazem o ENEM são: fugir do tema, não fazer um rascunho, letra ilegível, falta de coesão textual e erros de português. É fundamental o esforço de se concentrar e relaxar, focando nesses ítens citados.
Por isso, no curso gratuito de Redação, daremos dicas práticas de como montar uma boa estrutura textual e não fugir do tema”, explicou.
Sendo assim, estarão disponibilizadas 50 vagas. Os interessados devem fazer as inscrições por telefone no (67) 3314-3577 ou pelo WhatsApp (67) 99302-5275.
O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos maiores exames aplicados no país e serve como porta de entrada para milhares de estudantes entrarem na faculdade, mas nem sempre foi assim.
Quem pode fazer o Enem 2022?
Qualquer pessoa que quiser fazer o Enem pode participar do exame. Dessa forma, aberto ao público em geral e a sua nota pode ser usada das mais variadas formas.
Seja para testar os conhecimentos, tentar uma vaga em universidade pública por meio doSisu, uma bolsa de estudos em instituição particular usando o Prouni ou até mesmo o financiamento estudantil do Fies.
Os estudantes que ainda não estiverem no 3º ano do Ensino Médio e quiserem conhecer o exame podem prestá-lo como treineiros, sem que a nota possa ser usada nos programas do governo.
Além disso, a prova também feita por pessoas privadas de liberdade, que estejam cumprindo algum tipo de pena. Para esses casos, existe um edital próprio.
Também existem atendimentos especiais para estudantes que estiverem amamentando ou forem gestantes. Nesse caso, no ato da inscrição, informar a opção lactante ou gestante.
Fonte: pm campo grande