A inscrição deve ser feita diretamente na Secretaria de Cultura, que fica no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês
A Prefeitura de Dourados, através da SEMC (Secretaria de Cultura), abriu inscrições para o Coral Municipal de Dourados.
Dessa forma, os interessados em fazer parte do grupo podem se inscrever até o dia 7 de abril e o convite é aberto à toda a sociedade douradense. Mas, a única restrição é em relação à idade mínima de 18 anos.
Para fazer parte do Coral, a inscrição deve ser feita diretamente na Secretaria de Cultura, que fica no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês, entre 7h30 e 13h30. Informações adicionais obtidas no telefone (67) 3411-7709 neste mesmo horário.
O Coral Municipal está sendo montado sob a orientação da maestrina Jocelânia Souza para apresentações durante os eventos do Dourados Brilha, em dezembro. “Esse é o primeiro objetivo, mas queremos continuar os ensaios no ano que vem para apresentações em outros eventos municipais”, conta. De acordo com ela, os primeiros inscritos são funcionários municipais, mas todos os interessados serão bem-vindos.
Por isso, segundo definição do Dicionário Aurélio Coro ou Grupo Coral um grupo musical composto de cantores, profissionais ou não, que classificados conforme a tessitura de suas vozes.
Um coro misto, com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita compõe-se de quatro vozes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos. Enquanto Canto Coral, ou música coral, é a música escrita especificamente para vozes de coristas (i.e vocalistas; grupo coral).
Origens modalidade Canto Coral
A modalidade do Canto Coral surge no ocidente, na crise do período feudal, a partir da Reforma Protestante, na Europa. O Coral na forma de coro é uma forma musical, a exemplo do Coral Luterano ou os corais de Bach, que se desenvolveram nessa época.
Ao longo do tempo, a rigorosa formação de um Coro foi flexibilizada também para grupos não profissionalizantes, disseminando a arte erudita por outros espaços e instituições, além das Igrejas e Teatros.
Sendo assim, no Brasil, o Canto Coral foi amplamente difundido, destacando a influência do trabalho de Villa-Lobos e seu Canto Orfeônico nas escolas. Na atualidade o canto coral praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, como também por grupos profissionais que realizam um trabalho de grande aceitação.
Fonte: pm dourados