No momento, você está visualizando Prefeito é empossado como presidente da Junta Militar de Dourados
Prefeito é empossado presidente da Junta Militar de Dourados Foto: PM Dourados

Prefeito é empossado como presidente da Junta Militar de Dourados

Prefeito toma posse como presidente da Junta Militar de Dourados

“Nós somos da pátria a guarda, fieis soldados por ela amados. Nas cores de nossa farda rebrilha a glória, fulge a vitória”, diz o trecho da canção do Exército Brasileiro destacado pelo prefeito Marçal Filho (14), durante a posse como presidente da Junta Militar de Dourados. A solenidade ocorreu no anfiteatro da prefeitura e foi acompanhada por autoridades militares e convidados.

Orgulho em assumir o cargo

Na oportunidade, o prefeito Marçal Filho destacou a satisfação de assumir o cargo. Reforçou sobretudo a parceria do Executivo com a respeitosa instituição como fundamental para a sociedade. E logo destacou ainda a importância de todos sempre prezarem pelo amor à pátria.

“É um orgulho muito grande minha posse. Assim, faço o compromisso de que vamos empreender todos os esforços para ter essa parceria com nosso Exército. Em outras palavras, queremos que as pessoas cada vez mais respeitem o verde da bandeira. Que assim tenhamos amor pela nossa pátria e um patriotismo verdadeiro, independentemente de quem esteja no poder. Ou seja, nunca podemos perder de vista que o povo brasileiro é a nação”, apontou.

A Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, conhecida como Lei do Serviço Militar, estabelece que o prefeito seja o presidente da Junta de Serviço Militar nos municípios. Já a Constituição Federal no artigo 143, de 1988 estabelece que todos os brasileiros têm obrigação de servir às forças armadas.

Elo entre o município e as forças armadas

O coronel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Márcio Freitas de Lima, destaca que a Junta de Serviço Militar é o elo entre o município e as forças armadas. Logo, tem ações fundamentais no alistamento dos jovens quando completam 18 anos. “O município juntamente com a equipe conduzem todo o trabalho administrativo de alistamento. Isso permite que a gente faça a seleção dos cidadãos no meio do ano e logo após a seleção complementar em janeiro do ano seguinte”, cita.

Na oportunidade, ele também agradeceu a presteza da gestão municipal. Além disso, destacou a parceria em prol da sociedade. “Agradecemos e contamos com seu apoio nas atividades da Junta do Serviço Militar em prol dos seus munícipes. Nos colocamos à disposição na Brigada e no posto de recrutamento e mobilização de Dourados para prestar todo o apoio necessário ao bom andamento dos serviços desta Junta. Assim, o cidadão tem a possibilidade de exercer a cidadania servindo ao seu país nas Forças Armadas”, destacou.

Vale ressaltar que o alistamento militar, para jovens que nasceram em 2007, segue até o dia 30 de junho e pode ser feito de forma online (alistamento.eb.mil.br). Para fazer cadastro online é necessário cadastrar CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Para atendimento presencial é preciso levar RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses.

Fonte: PM Dourados