A prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso da administração com os projetos sociais e habitacionais
A Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Governo do Estado entregou (7) mais 11 novas casas no Jardim Canguru. Assim, são 80% das entregas concluídas, 107 famílias das comunidades José Teruel e Jardim Canguru que já receberam as novas moradias.
Contudo, na entrega das chaves, a prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso da administração com os projetos sociais e habitacionais.
“A entrega de hoje representa mais de 80% das unidades concluídas para as famílias que moravam na antiga Cidade de Deus. Estamos também avançando nas entregas e, em dezembro vamos assinar mais um projeto de reassentamento de novas famílias. É a Prefeitura fazendo justiça social e garantindo mais dignidade para as famílias”.
Por isso, o loteamento Jardim Canguru integra 52 famílias que estão sendo beneficiadas com novas moradias, sendo que já foram entregues 30 unidades. Rosangila Barbosa Larreia, 38 anos, foi uma das moradoras que recebeu a casa nesta segunda-feira e já está ansiosa para mudar.
“Acordei 2 horas da manhã, e não consegui mais dormir. Não vejo à hora de entrar, é a realização de um sonho”. Mas, ela mora com o esposo, 3 filhas e a neta de 3 meses. “Os dias mais difíceis eram os de chuva, entrava água e molhava tudo, além do vento que sempre destelhava, mas agora passou e uma nova fase começa”, conta Rosangila.
As famílias que estão sendo beneficiadas com novas moradias
Quem também recebeu as chaves hoje é Jessica da Silva, 29 anos. Na casa vão morar ela e as cinco filhas. Trabalhando com serviços gerais, ela comemora a residência nova pensando no futuro.
“Já passamos por tanta coisa nestes 7 anos de barraco que agora quero aproveitar o máximo da casa e já planejo montar um comércio aqui na frente para vender lanches e salgados”, conta ela animada.
Ludmila Roas, 61 anos, servente de pedreiro, também recebeu a chave oficialmente hoje, mas já entrou na casa há um mês. Então, ela conta que estava no barraco há 10 anos (5 na antiga Cidade de Deus e 5 no Jardim Canguru) e quando a casa estava no acabamento a mãe dela sofreu um AVC.
“Eles autorizaram que a gente entrasse na casa porque minha mãe não tinha como ficar no barraco. Hoje eu agradeço que agora tenho minha casa, com banheiro, sala, cozinha e piso, uma benção. Agora posso cuidar da minha mãe e do meu filho”, conta ela emocionada. Dona de casa, ela quer voltar a trabalhar. “Eu ainda tenho muito a produzir, aprendi a trabalhar como servente no início da construção das casas, mas parei para cuidar da mãe, mas quero voltar”, comenta.
Além da entrega das casas no Jardim Canguru, a Prefeitura e o Governo seguem com as obras no Jardim Teruel. Das 328 moradias da antiga cidade estão na fase de finalização para entrega as últimas 57.
Projetos futuros
A diretoria da Agência Municipal de Habitação, Maria Helena Bughi fala dos novos projetos para 2023. Por isso, ela explica que a administração municipal trabalha a passos largos para assinar os contratos dos apartamentos que foram selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Segundo ela, são mais de 360 unidades que começam a ser construídas em 2023. Além disso estão previstas outras 220 moradias para o reassentamento das famílias da Favela Mandela, recurso contratado pela CEF. “E vamos começar o ano com o Feirão Habita Campo Grande, que movimenta o setor e garante oportunidade para as famílias na busca da casa própria”.