Você está visualizando atualmente Prazo para renegociar dívidas do Fies termina no sábado, 31
Para saber se tem direto ao benefício, o estudante pode fazer simulações da renegociação na plataforma oferecida com o banco com o qual possui o contrato do Fies

Prazo para renegociar dívidas do Fies termina no sábado, 31

Os alunos que estão com o pagamento das parcelas em dia têm direito a um desconto de 12% da dívida

Termina no sábado (31) o novo prazo para universitários renegociar de suas dívidas, que contrataram empréstimos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies).

Os estudantes que renegociarem as dívidas precisam fazer o pagamento à vista para que o desconto seja aplicado. Assim, a contratação da renegociação pode ser feita até último dia de 2022, de forma remota, diretamente com os agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil). Aliás, no Banco do Brasil, o pedido deve ser realizado pelo aplicativo do próprio banco, clicando em ‘soluções de dívidas’. Na Caixa, é pelo novo aplicativo Fies Caixa, lançado nesta semana, ou no site sifesweb.caixa.gov.br.

Além disso, os alunos que estão com o pagamento das parcelas em dia têm direito a um desconto de 12% da dívida.

No entanto, os alunos que estavam em fase de quitação em 30 de dezembro de 2021, mas que atrasaram o pagamento das parcelas em mais de 90 dias podem conseguir um desconto de até 99% do valor total. Aliás, também podem solicitar o desconto estudantes com atrasos de mais de um ano que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico.
Assim, para saber se tem direto ao benefício, o estudante pode fazer simulações da renegociação na plataforma oferecida com o banco com o qual possui o contrato do Fies.

Confira cada categoria beneficiada para renegocias as dividas com o Fies:

Estudantes sem atraso

  • Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.

Estudantes com atraso de 90 dias

  • Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;
  • Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).

Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Fonte: Fies