Você está visualizando atualmente Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em MS
O último dia do Prazo para o plantio de soja em MS até 24 de dezembro. Após começa o período conhecido como vazio sanitário da soja.

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em MS

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em Mato Grosso do Sul

O último dia do Prazo para o plantio de soja em MS (Mato Grosso do Sul) até 24 de dezembro. Após esta data, começa o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura.

Dessa forma, a medida adotada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, ligada à Semadec (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vazio sanitário deve ter no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Mas, o objetivo é reduzir ao máximo possível o risco de desenvolver a ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

Então, a medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolver doenças ligadas aos fungos destas plantações.

Sendo assim, em caso de dúvidas, orientações ou denúncias, sobre o Prazo plantio de soja em MS entre em contato com a Iagro através dos números: 0800 647 2788 ou (67) 99971-8163.

O que é um vazio sanitario?

O vazio sanitário consiste num período de, pelo menos, 90 dias, no qual a produção de uma cultura interrompida com o propósito de impedir o desenvolvimento de pragas e doenças nas plantações.
Por isso, o vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.30 de jun. de 2023

 

Fonte: gov.ms