No momento, você está visualizando Declaração da soja deve ser feita até sábado (10) em MS
Prazo para declaração da soja em MS termina dia 10 de janeiro. A não declaração das áreas cultivadas pode resultar em sanções legais Foto: Pexels

Declaração da soja deve ser feita até sábado (10) em MS

Prazo para declaração da soja em MS termina dia 10

O prazo para os produtores rurais de MS realizarem a declaração anual de suas áreas de soja termina dia 10 de janeiro. A declaração deve ser feita para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e se refere à safra 2025/2026. A não declaração das áreas cultivadas pode resultar em sanções legais.

A medida de caráter obrigatório tem como objetivo monitorar o desenvolvimento das lavouras e reforçar o controle da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O registro deve ser feito diretamente no site da Iagro, por meio da plataforma de serviços. Em caso de dúvidas, o agricultor pode procurar uma agência local da Iagro ou a Aprosoja MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) para obter assistência.

Ferrugem asiática

A doença causa inicialmente pequenas lesões com tonalidade marrom-avermelhada na face inferior das folhas. Com o tempo, a infecção evolui para pontos escuros distribuídos por toda a superfície foliar, reduzindo a área fotossinteticamente ativa, necrose e desfolha antecipada.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), nos casos mais graves, a doença pode provocar redução de 90% da produção, se não controlada, tornando a ferrugem uma das ameaças mais agressivas à cultura da soja.

Até a data desta publicação, Mato Grosso do Sul registrou 26 ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais, conforme dados do monitoramento do Consórcio Antiferrugem, mantido pela Embrapa e instituições parceiras.

Focos da doença

Os focos da doença estão localizados, primordialmente, em vários municípios de Mato Grosso do Sul. Primeiramente, Amambaí registra 1 caso. Da mesma forma, Guia Lopes da Laguna tem 1 foco. Além disso, Itaporã apresenta 1 ocorrência. Ao mesmo tempo, Itaquiraí confirma 1 caso. Por outro lado, Maracaju registra 1 foco. Em seguida, Rio Verde de Mato Grosso tem 1 ocorrência. No entanto, Bonito apresenta 2 casos. Da mesma forma, Dourados registra 2 focos. Por fim, Aral Moreira confirma 3 casos, enquanto Ponta Porã tem 3 focos, Sete Quedas registra 4 e Naviraí lidera com 6 casos.

No Brasil, produtores já notificaram 107 ocorrências de ferrugem asiática. Eles distribuíram os casos pelos estados do Paraná (70), Mato Grosso do Sul (26), Rio Grande do Sul (5), São Paulo (4) e Santa Catarina (2).

Fonte: Aprosoja MS