Você está visualizando atualmente Portaria da Acrissul cria o Departamento do Pantanal na entidade
Portaria assinada pelo presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, criou oficialmente o Departamento do Pantanal da entidade. Foto: Fundação de Turismo

Portaria da Acrissul cria o Departamento do Pantanal na entidade

Nos próximos dias a Acrissul- Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul já agendará reuniões para a apresentação da equipe

Portaria assinada pelo presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, criou oficialmente o Departamento do Pantanal da entidade. O objetivo é fortalecer ações voltadas para a preservação, promoção e desenvolvimento sustentável da região do Pantanal.

Dessa forma, o novo departamento ficará sob a responsabilidade de Homero José Figliolini, coordenador de gestão agroambiental. Mas, nos próximos dias a Acrissul já irá agendar reuniões para a apresentação da equipe e para planejamento das primeira ações do novo departamento.

Segundo a portaria (003/2024), a criação do Departamento do Pantanal é uma iniciativa estratégica e necessária para o desenvolvimento e preservação desta importante região do Brasil.

As funções do departamento Pantanal pela Acrissul

O novo departamento irá trabalhar em três eixos: na coordenação de políticas públicas terá como função elaborar e implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do pantanal, garantindo a integração entre as ações dos governos federal, estadual e municipal.

Contudo, no âmbito econômico, será responsável por promover atividades econômicas que respeitem os princípios da sustentabilidade, com o uso dos recursos naturais de maneira equilibrada.

Por fim, no âmbito da articulação política o departamento atuará como ponto de convergência nas discussões, garantindo que os interesses da região representados.

Grupo de reflexão

Segundo o coordenador do departamento, Homero Figliolini, nesse primeiro momento a ideia é criar um “think tank”, um grupo de reflexão para pensar o Pantanal com todas as suas implicações.

“Para isso, queremos criar um conselho consultivo com pessoas ligadas à ABPO [Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica], à Famasul [Federação da Agricultura e Pecuária de MS], à Sodepan [Sociedade para Desenvolvimento do Pantanal), à Embrapa-Pantanal e à Embrapa-Gado de Corte, além do Sindicato Rural de Corumbá e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, adiantou Homero.

O bioma

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo, reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade única e importância ambiental, desempenhando também um papel fundamental na economia local e nacional, com atividades como a pecuária sustentável, o turismo ecológico e a pesca.

Sendo assim, o bioma Pantanal ocupa aproximadamente 2% do território nacional. Em Mato Grosso do Sul ocupa uma área de aproximadamente 9,73 milhões de hectares, ou seja, aproximadamente 64% da área total do Bioma está localizada no Estado, correspondendo ainda a 27% do território estadual.

Fonte: Acrissul