No momento, você está visualizando Por unanimidade, TSE aprova criação de partido Missão do MBL
TSE aprovou a criação de partido do MBL, com a aprovação dos ministros: Isabel Galotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha, Nunes Marques e Cármen Lúcia. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por unanimidade, TSE aprova criação de partido Missão do MBL

Ontem (4), o TSE aprovou a criação do Partido Missão, ligado ao MBL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou (4) a criação do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). Os ministros Isabel Galotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha, Nunes Marques e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator, André Mendonça.

Com a autorização da Corte, assim, o Missão se torna o 30º partido político do País. Isso porque os ministros entenderam que o grupo cumpriu os requisitos para a criação do partido, os quais incluem mais de 500 mil assinaturas além da elaboração do programa e do estatuto.

A nova legenda defende pautas da direita, como “redução do estado” e “guerra às drogas”. Com uma onça como símbolo, o partido usará o número 14. Que anteriormente pertenceu ao PTB – que se fundiu com o Patriota para formar o PRD. E deve lançar um candidato à presidência em 2026.

Dessa forma, a expectativa é que Renan Santos, o atual presidente da nova legenda, seja o candidato ao Palácio do Planalto.

Sobre o TSE

Em conclusão, veja três curiosidades sobre o Tribunal Superior Eleitoral.
  • Criação durante o governo Vargas:
    O TSE foi criado em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de garantir eleições mais justas e combater fraudes eleitorais — um problema comum na época da chamada “República Velha”.

  • Responsável por todo o processo eleitoral:
    Diferente de outros países, o Brasil confia todo o processo eleitoral a um único órgão — o TSE — que cuida desde o registro de partidos e candidatos até a apuração e diplomação dos eleitos, garantindo rapidez e segurança com o uso da urna eletrônica.

  • Primeiro país a usar urnas eletrônicas em todo o território:
    O Brasil, sob a coordenação do TSE, foi o primeiro país do mundo a realizar uma eleição totalmente informatizada, em 2000, utilizando urnas eletrônicas em 100% dos municípios — um marco histórico na modernização do processo eleitoral.

Fonte: carta capital/tse