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Ponte do corredor bioceânico está em grande parte concluída. Com investimento de US$ 100 milhões, a ponte deve ficar pronta em 2026 Foto: Secom/Gov.br

Ponte da Rota Bioceânica entre Brasil e Paraguai já tem 70% da obra executada

Ponte do corredor bioceânico já tem maior parte concluída

As obras da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que vai ligar Brasil e Paraguai no corredor bioceânico, já estão mais de 70% concluídas. Um sobrevoo registrou o andamento da construção (15), que agora está focada no “trem de avanço” — estrutura que conecta as duas margens do rio. No lado brasileiro, esse equipamento já chegou ao primeiro pilar central.

Com investimento de US$ 100 milhões, financiado pela Itaipu Binacional (lado paraguaio), a ponte deve ficar pronta em 2026. O Consórcio PYBRA, com empresas do Brasil e Paraguai, faz a construção sob coordenação do engenheiro paraguaio Renê Gomez. Analogamente, o Ministério de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai fiscaliza a obra.

Além da ponte, o acesso pelo lado brasileiro também está em obras. O trecho tem 13,1 km a partir da BR-267 e está sendo construído pelo Consórcio PDC Fronteira. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) contrata o projeto, que custa R$ 472 milhões e usa recursos do Novo PAC.

Previsão é que o estribo da ponte seja concluído até o fim de 2026

A previsão é que o DNIT conclua o acesso ao estribo da ponte, do lado brasileiro, até o fim de 2026. Juntas, as obras vão formar um novo eixo de transporte internacional, reduzindo assim distâncias e facilitando o comércio entre países da América do Sul e da Ásia.

Essa infraestrutura faz parte da Rota Bioceânica, um corredor logístico que vai ligar o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Chile. A expectativa é que a nova ligação melhore o escoamento de cargas, reduza custos e fortaleça a integração entre os países envolvidos.

A Ponte Internacional, em suma, simboliza mais que uma estrutura física. Ela é, de fato, a materialização de um avanço estratégico. Assim, a Rota Bioceânica se torna uma realidade concreta. Por conseguinte, cria um novo eixo de desenvolvimento. A obra, além disso, vai gerar oportunidades comerciais. Ela também fortalece a integração regional, por conseguinte, abrindo novos caminhos para o comércio e o crescimento.

Fonte: rotabioceanica.com.br