Evento teve presença de autoridades e mulheres que são atendidas pela Unidade de Saúde
A Policlínica de Atendimento à Mulher em Dourados iniciou com Palestras, testemunhos e confraternização no evento do Outubro Rosa.
O encontro, na Policlínica de Atendimento à Mulher, reuniu, além de profissionais da saúde e mulheres que foram ou são atendidas na Unidades de Saúde, autoridades municipais, como o prefeito Alan Guedes e a primeira-dama Kely França Guedes, que é madrinha do Projeto Bem Nascer de Dourados.
Dessa forma, representando a Câmara Municipal, estavam o presidente Laudir Munaretto e o vereador Sérgio Nogueira.
Por isso, o CAM, como é conhecida a Policlínica, funciona entre 6h e 21h, com atendimento diário de 150 a 180 mulheres.
“Nós temos atendimento obstétrico, mastologista, ginecologista, patologia cervical, gestante alto risco e planejamento familiar, entre outros, além de pequenas cirurgias e ultrassons diversos”, explica a coordenadora da unidade, Valquíria Espindola.
Policlínica Dourados Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
“É importante que a gente use esse mês e a campanha para conscientizar e sensibilizar em relação aos cuidados da saúde da mulher como um todo. Então, vamos ampliar as ações do Outubro Rosa para que as mulheres possam previnir e superar as doenças por conta de um diagnóstico apropriado, oportuno e o tratamento adequado, disse o secretário de Saúde, Waldno Lucena, que anunciou o funcionamento do CAM, até o fim do mês, também aos sábados.
Por isso, o prefeito Alan Guedes disse que a equipe da secretaria de Saúde trabalha poder aumentar a cobertura e atendimento.
“Nós temos uma missão, que é ampliar nossa cobertura e o atendimento à atenção primária. Mas, vamos ampliar atendimento nas unidades de saúde para permitir às mulheres que não podem comparecer aos atendimentos em horário de trabalho tenham alternativa para não deixar de buscar prevenção ou o tratamento adequado, quando necessário. Essas ações mostra que informação e prevenção nunca é demais e que possamos falar sempre sobre isso”, afirmou.
Sendo assim, na abertura das ações do Outubro Rosa, as médicas da Oncoclinica, Dra Maria Tereza de Lucia e Dra Gizele Iguma falaram sobre a necessidade de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.
Outras palestras estão previstas nas unidades do CRAS, conforme o calendário abaixo:
16/10 – CRAS Macaúba / Vila Formosa
17/10 – CRAS Indápolis
18/10 – CRAS Panambi
18/10 – CRAS Canaã
19/10 – CRAS Cachoeirinha
19/10 – CRAS Vila Vargas
25/10 – CRAS Indígena
26/10 – CRAS Parque do Lago
Fonte: pm dourados