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Os pneus sem ar ou os Uptis que significa Sistema Único de Pneu à Prova de Furo, estarão no mercado em 2024 e resolverão também o velho problema ambiental de descarte de pneus

Pneus sem ar e à prova de furos chegam a carros da GM em 2024

Pneus sem ar e à prova de furos

A General Motors está testando um novo tipo de pneu que não precisa de ar e, por isso, é impossível de ser furado. O produto, cujo protótipo se chama Sistema único de pneus à prova de furos (Uptis, na sigla em inglês), foi desenvolvido pela Michelin. A GM pretende começar a usar os Uptis em seus carros de passeio a partir de 2024.

À primeira vista, o sistema não difere muito do produto tradicional, mas, olhando de perto, é possível perceber sua estrutura interna. Para suprir a necessidade do ar comprimido, o novo pneu contém mais borracha em seu interior, formando aletas que se comportam como molas que se flexibilizam à medida que a pressão é aplicada na parte externa. Essa característica confere resistência ao pneu, que, como não precisa ser preenchido com ar, torna-se imune a perfurações.

O Uptis, além de imune a perfurações, usa materiais que o tornam mais resistente. O fato de não ser preenchido com ar também o torna indiferente a explosões. Isso significa que, a longo prazo, haveria uma acentuada diminuição no descarte desse tipo de pneu. Contudo, como seu interior consome muito mais borracha que os produtos comuns, o impacto no meio ambiente poderia ser muito maior no período de adoção.

Segundo a Michelin, os pneus sem ar e que não furam já foram testados com sucesso no Chevrolet Bolt e provaram estar prontos para chegar em breve ao mercado. “O Protótipo Uptis demonstra a capacidade de inovação da Michelin, tanto no domínio desses materiais de alta tecnologia quanto na abordagem de desenvolvimento em estreita colaboração com a GM, que valida nosso conceito como um roteiro para inovação”, comentou Eric Vinesse, executivo do departamento de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Michelin.

Sustentabilidade

A ausência de ar comprimido e a utilização de materiais diferentes para a fabricação dos pneus sem ar e que não furam foram destacadas pela Michelin como benéficas para o meio-ambiente. Segundo a marca, aproximadamente 200 milhões de pneus em todo o mundo são sucateados prematuramente a cada ano por conta de perfurações, danos causados ​​por perigos na estrada ou pressão de ar inadequada, que acaba causando desgaste irregular.

A entrada dos pneus Uptis no mercado será, na visão da marca e da General Motors, parceira no projeto, fundamental para mudar esse cenário. “Uptis é a solução ideal para impulsionar a indústria automotiva para o futuro, e um grande exemplo de como nossos clientes se beneficiam quando colaboramos e inovamos com nossos parceiros fornecedores”, comentou Steve Kiefer, vice-presidente sênior de compras globais e cadeia de suprimentos da General Motors.

Ainda não há uma data exata para os pneus sem ar e que não furam da Michelin começarem a ser vendidos no mercado, mas a previsão é que eles sejam oficialmente lançados em 2024. Em relação aos preços, até o momento, nem General Motors nem a fabricante de pneus deram qualquer dica para os consumidores.

A Michelin e a General Motors estão trabalhando juntas desde 2017 para colocar no mercado esse pneu diferente de tudo o que você já viu rodando por aí. Vale esclarecer que Uptis é a sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furo.

Fonte: Michelin 

Foto/vídeo:  General Motors