A Prefeitura de Naviraí, realizou dois encontros públicos, voltados para debater sobre à gestão e conservação ambiental em áreas naturais protegidas do município, confira
A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) realizou, (25), dois importantes encontros públicos dedicados à gestão e conservação ambiental em áreas naturais protegidas. As reuniões, visando promover a participação social e a transparência, abordaram temas importantes para a gestão do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí. E do Parque Natural Municipal de Naviraí.
A primeira reunião teve como foco a apresentação da versão preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí. Instrumento fundamental para o planejamento e gestão da unidade de conservação. Contudo, a Prefeitura de Naviraí ampliou a área do parque, demonstrando o compromisso do Município com a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade. A segunda reunião, por sua vez, dedicou-se à apresentação da versão preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí. Desse modo, outro passo importante para garantir a conservação e o uso sustentável desta importante Unidade de Conservação.
“Os Planos de Manejo são documentos técnicos, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. Inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”, destaca o gerente municipal de Meio Ambiente, geógrafo João do Carmo Neves, professor Chocolate.
Por fim, a reunião Pública foi apresentada pelos servidores Katia Vivian Chrestani Borges, Gerente do Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental (GEMA). E por Adriano Chaves de França, Gerente do Núcleo de Regularização de Assuntos Fundiários (GEROB).
“A revisão dos planos de manejo além de adequar a situação atual dessas áreas protegidas, irá refletir na melhor pontuação de Naviraí no Programa ICMS Ecológico. No componente Unidades de Conservação”, pontua Katia Chrestani Borges.
Fonte: Prefeitura de Naviraí