Você está visualizando atualmente Planejamento municipal de saúde tem encontro sediado em Dourados
Ação planejamento municipal de saúde visa capacitar os representantes dos municípios para a elaboração dos instrumentos de planejamento do SUS

Planejamento municipal de saúde tem encontro sediado em Dourados

Ação capacitou representantes dos municípios para a elaboração plano de saúde para os próximos 4 anos

Representantes das secretarias de saúde dos municípios de Dourados, Caarapó, Laguna Carapã, Nova Andradina, Itaporã, Bataiporã, Rio Brilhante e Fátima do Sul participaram da oficina de planejamento municipal de saúde para os próximos 4 anos.

O encontro regional aconteceu, portanto, ontem. E hoje em Dourados com a presença da superintendente estadual do Ministério da Saúde do Mato Grosso do Sul, Silvia Raquel Bambokian. A ação visa capacitar, dessa maneira, os representantes dos municípios para a elaboração dos instrumentos de planejamento do SUS.

Política de planejamento municipal de saúde

“É uma ação conjunta entre a coordenadoria geral de planejamento da Secretaria de Saúde do estado e a superintendência estadual do Ministério da Saúde. Este trabalho vem sendo desenvolvido durante todo o ano oferecendo apoio técnico e cooperando com as equipes municipais de saúde para que possam aprimorar seus instrumentos de planejamento. E com isso executar de forma mais efetiva a política de saúde pública do município. O resultado é, portanto, melhorar a saúde da população em geral”, disse Silvia.

Durante os dois dias, ofertaram-se oficinas específicas para auxiliar na elaboração do plano municipal de saúde para o exercício de 2022 a 2025. O planejamento precisa, dessa maneira, ser entregue até o dia 31 de dezembro deste ano e começa a ser cumprido em janeiro de 2022.

Construção

O Secretário Municipal de Saúde Adjunto, Edvan Marcelo Moraes, representou Dourados durante o encontro e garantiu que o plano da cidade está praticamente finalizado.

“ É uma construção que vem ocorrendo a mais de 2 anos. São planejamentos de serviços e ações de saúde que devem cumprir-se a partir de 2022. Nós estamos, portanto, finalizando o de Dourados, existem metas para tudo isso e falta apenas a parte orçamentária, então é só uma questão de ajustes”, disse ele.