No momento, você está visualizando Dourados celebra avanços na piscicultura familiar com treinamento e certificação histórica
Em preparação para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados, piscicultores da agricultura familiar receberam certificação da Semaf Foto: PM Dourados

Dourados celebra avanços na piscicultura familiar com treinamento e certificação histórica

Piscicultores da agricultura familiar foram capacitados pela Semaf

Em preparação para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados, que acontecerá de 17 a 20 de abril no Parque Antenor Martins, piscicultores da agricultura familiar escolhidos para comercializarem seus produtos no evento, participaram de um treinamento abrangente na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Todos eles integram o Projeto Renascer Peixe, da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf). O Projeto, financiado pelo Governo do Estado e com apoio técnico da UFGD, juntamente com Senar, Agraer e por fim, Embrapa, oferece suporte completo aos agricultores familiares, desde a criação até o abate dos peixes.

Assim, durante o treinamento, os produtores receberam acompanhamento de professores da universidade federal bem como do Senar. O objetivo foi profundar seus conhecimentos em todas as etapas do processo produtivo.

UFGD conduziu capacitação

A iniciativa de promover o treinamento partiu do secretário da Agricultura Familiar, Bruno Pontim, e logo teve atendimento do reitor da UFGD. A equipe de profissionais da Faculdade de Ciências Agrárias da universidade, que já possui uma longa parceria com esses produtores no projeto de expansão da aquicultura na Grande Dourados, conduziu a capacitação.

Um marco significativo durante o período de treinamento foi a entrega do Certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Assim, o certificado teve destino ao abatedouro do laboratório de carnes da UFGD. Para o secretário Bruno Pontim, essa conquista representa um “momento histórico para a agricultura familiar”. Ele destacou a ausência de um estabelecimento de abate de pescado voltado para este segmento na região até então.

O novo abatedouro surge como uma oportunidade. Assim, os pequenos produtores podem inserir seus produtos no mercado de forma regularizada e com garantia de qualidade sanitária.

De acordo com o titular da Semaf, a expectativa é que a 1ª Festa da Páscoa seja um palco para o sucesso da piscicultura familiar de Dourados. Esse sucesso tem impulsionamento através da dedicação dos produtores do Projeto Renascer Peixe. Também é fruto do conhecimento do treinamento e da certificação inédita do abatedouro da Universidade Federal.

Fonte: PM Dourados