Nesta semana, se encerrou a qualificação profissional do Sistema Comércio MS, ação oferecida pela Carreta-Escola de Gastronomia do Senac, onde 200 pessoas receberam o certificado gratuito
Encerrou nesta semana, a qualificação profissional do Sistema Comércio MS oferecida pela Carreta-Escola de Gastronomia do Senac no município de Jardim. A unidade móvel permaneceu na cidade por 45 dias, oferecendo gratuitamente cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia e hospitalidade. Sobretudo, a ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Senac/MS — via Programa Senac de Gratuidade (PSG) —, a Prefeitura Municipal de Jardim, a Associação Empresarial de Jardim (AEJAR) e outros parceiros locais.
Contudo, durante esse período, foram mais de 180 alunos capacitados em cursos como Preparo de Pizzas, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Cozinha Pantaneira, Preparo de Massas Frescas e Recheadas, Elaboração de Drinks e Coquetéis, entre outros. Todavia, as turmas, com até 20 alunos cada, possibilitaram uma formação técnica de alto nível com professores especializados e estrutura moderna, instalada dentro da carreta-escola.
A iniciativa representou uma grande oportunidade de transformação social e desenvolvimento local
A diretora regional do Senac/MS, Jordana Duenha, destacou a importância do projeto. “O Senac tem uma estratégia de interiorização. Nosso objetivo é levar qualificação profissional de qualidade para todos os municípios do Estado. Como não temos unidades físicas em todos os locais, fazemos uso das nossas unidades móveis. Jardim foi o primeiro município a receber a carreta de gastronomia este ano e, em 45 dias, capacitamos mais de 180 pessoas. A parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial foi fundamental para o sucesso da ação”, explica.
Durante a cerimônia de encerramento, autoridades locais, representantes do comércio e lideranças comunitárias celebraram os resultados do projeto
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, também esteve presente e destacou o impacto da ação para a região. “A estrutura da carreta, o material oferecido e os professores são de altíssimo nível. Nossa intenção é continuar contribuindo com a qualificação da população de Jardim, que tem um forte viés turístico e demanda mão de obra especializada. Estamos encerrando hoje, mas com o objetivo de voltar outras vezes”, afirma.
Um dos depoimentos marcantes da cerimônia foi o da aluna Valdete Fernandes de Aquino, que atua como empregada doméstica e empreende com venda de hambúrgueres à noite. Ela participou dos cursos de Preparo de Hambúrguer Gourmet e Massas Frescas, e relatou a transformação no seu dia a dia. “Já estou colocando em prática tudo o que foi ensinado. Aprendi coisas que eu nem imaginava, como armazenar os produtos corretamente. Foi uma experiência maravilhosa e eu super indico para quem tiver a oportunidade de fazer, com certeza faria de novo”, diz.
O encerramento em Jardim também marca o início de novos ciclos. A carreta retorna para Campo Grande para integrar as atividades da Semana do Sistema Comércio, nos dias 16 e 17 de maio. Contudo, na sequência, seguirá para os municípios de Bonito e Bodoquena, dando continuidade ao seu propósito de interiorização da educação profissional em Mato Grosso do Sul.
Sobre o projeto
Por fim, a Carreta-Escola de Gastronomia é uma unidade móvel totalmente equipada com cozinhas didáticas e estrutura moderna. O projeto visa ampliar o acesso à formação profissional, principalmente em municípios afastados dos grandes centros urbanos, promovendo inclusão, empregabilidade e o fortalecimento econômico regional. Com foco na área de Bares, Restaurantes e Hotelaria, a carreta representa um investimento direto no desenvolvimento das comunidades por onde passa.
Fonte: Fecomércio MS