Pesquisa da Intelligenzia prevê status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano
Com o fim de 2024, a Intelligenzia traçou um panorama para a área em 2025 com a pesquisa “O status do marketing B2B na América Latina em 2025”.
Ao todo, ouviram 437 respondentes no Brasil, junto a outros na Colômbia, Chile, México, Peru e Argentina, totalizando uma amostra de 958 executivos consultados.
No Brasil, 64% esperam que a área de marketing tenha maior orçamento, enquanto 29% esperam manter o mesmo budget. Para a região da América Latina, a expectativa de aumento de verba sobe para 71%.
De acordo com os profissionais consultados na Pesquisa do Marketing B2B, a geração de leads de qualidade é prioridade para 79%. Já 63% pretendem trabalhar a marca institucional e 53% procuram melhorar retenção e engajamento de clientes.
Mudança de objetivos para 2025
Segundo a Intelligenzia, o levantamento reflete uma mudança dos propósitos para o próximo ano, uma vez que aparecem duas necessidades ligadas ao negócio: dar visibilidade aos produtos/serviços da empresa (57%), e posicionar a organização em um determinado mercado (51%). O estudo aponta, ainda, que a mesma ordem de prioridade pode ser vista também nos países latinos.
Para o marketing B2B, é unânime em todos países que o LinkedIn é a mídia social mais importante (67%). Na sequência aparecem Instagram, com 21% — e com destaque para a importância da plataforma para 39% dos profissionais brasileiros.
Já entre os canais pagos, o Google Ads é o principal para a geração de leads para mais da metade dos brasileiros (55%). A empresa chama a atenção para o fato de que os números de uso dos canais pagos tiveram queda no Brasil em relação à pesquisa de 2023, indicando uma diferença na forma que as empresas geram leads.
Atualmente, 69% dos executivos brasileiros dizem realizar prospecção ativa, contra 57% dos países latinos. na sequência estão relacionamento da área de vendas com o mercado (57%), iniciativas para o marketing digital (67%), indicações (45%).
No que diz respeito a desafios para o futuro, os respondentes da região destacam a aquisição de novos clientes (65%), a melhoria da experiência do cliente B2B (61%) e o fortalecimento do branding (47%). Segundo a companhia, o fato demonstra uma clara orientação para estratégias que integram tecnologia, personalização e branding.
Fonte: Meio e Mensagem