Você está visualizando atualmente PESQUISA: Brasil é lider em uso de apps de entregas e transporte
Um levantamento realizado pela startup Loft mostra que os moradores de Belo Horizonte são lider mais utilizam apps para pedir entregas

PESQUISA: Brasil é lider em uso de apps de entregas e transporte

Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades lider em que os consumidores mais utilizam apps para se deslocar e pedir entregas.

Um levantamento realizado pela startup Loft que a cidade Belo Horizonte é  lider em apps para pedir entregas.

Segundo o estudo, as cidades brasileiras lideram no percentual de pessoas que mais usam transporte por aplicativo para mobilidade. Belo Horizonte está em primeiro lugar com 54%.

São Paulo e Rio de Janeiro aparecem logo em seguida, com 45% e 44%, respectivamente. Em Caracas (Venezuela), por exemplo, apenas 12% da população usa o serviço com frequência, ocupando a última posição do ranking neste quesito.

O aluguel de bicicletas via aplicativo tem uma incidência significativamente menor e é utilizado sempre ou quase sempre por 9% dos paulistanos, percentual semelhante ao encontrado em Belo Horizonte (8%) e na Cidade do México (7%).

Percepção sobre lider de apps

De acordo com o levantamento, os moradores de Belo Horizonte (56%), Rio de Janeiro (48%) e São Paulo (47%) são os que mais acreditam que a tecnologia ajuda a melhorar o trânsito nas cidades.

Na capital paulista, por exemplo, essa percepção é maior entre as classes A e B (54%) do que entre as classes C e D/E (42% e 40%, respectivamente).

“Quisemos focar mais o quanto os latino-americanos usam aplicativos para melhorar a sua vida cotidiana.

Outro recorte feito pelo levantamento trata sobre os usuários que consultam apps de indicação de trajeto, seja por transporte público ou a pé.

Em primeiro lugar aparece Belo Horizonte, onde 52% da população consulta sempre ou quase sempre itinerários de transporte público por meio de aplicativos.

O estudo diz que esse tipo de informação é acessado com maior frequência pela classe C (58%), mas também é explorado pelas classes A e B (48%).

A capital mineira lidera o ranking nesse quesito,tem a população que mais consulta trajetos e itinerários de transporte público via app.

São Paulo e Buenos Aires completam as três primeiras colocações, com 44% e 41%, respectivamente.

Para Takahashi, a avaliação de que a população compreende que a tecnologia auxilia em atividades já feitas antes.

“Ônibus e metro são anteriores aos smartphones. Percebemos que as pessoas já fazem isso [consultas] até antes de sair de casa, já está se programando, ganhando tempo, saí de casa e consegue melhorar sua programação”.

Além disso, segundo ele, os aplicativos também servem como atenuantes para “problemas de infraestrutura”.

Com cada vez mais facilidade de acesso à tecnologia, mais pessoas passaram a pesquisar maneiras eficientes de se locomover também a pé.

Nesse sentido, Cidade do México (48%), Guadalajara (40%) e Buenos Aires (36%) lideram. Em seguida estão Belo Horizonte (35%), São Paulo (34%) e Rio de Janeiro (30%).