Você está visualizando atualmente Pesque e Leve da Semana Santa começa nos parques de Dourados
Dourados abre, quinta-feira (28), o III Pesque e Leve da Semana Santa. Neste ano a pesca é permitida até o próximo domingo (31).

Pesque e Leve da Semana Santa começa nos parques de Dourados

Secretaria de Agricultura Familiar fez a soltura de aproximadamente 3,6 toneladas de peixes nos três lagos

A Prefeitura de Dourados abre, nesta quinta-feira (28), o III Pesque e Leve da Semana Santa. Neste ano, além do Parque Antenor Martins, a pescaria será permitida também nos dois lagos do Parque Rego D’Água até o próximo domingo (31).

Dessa forma, a Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) fez a soltura de aproximadamente 3,6 toneladas de peixes nos três lagos.

A espécie predominante é de pacu, mas alguns exemplares de curimba e pintado também foram despejados, que se juntam aos peixes já presentes nos lagos de ações anteriores. Além disso, os canais ou valetas do Parque do Lago receberam exemplares de carpas, mas essas apenas para ornamentação e não poderão ser capturadas.

Segundo a Semafes, algumas regras devem ser seguidas para a prática durante os quatro dias, entre elas a limitação de duas linhas na água por pescador e a proibição de se utilizar qualquer outro apetrecho de pesca  em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas , joão bobo, espinhel, ou equipamentos eletrônicos.

Além disso, serão permitidos três exemplares de peixe por pessoa. “Vamos contar com o suporte da Guarda Municipal de Dourados para garantir a segurança nos locais e ainda permitir que todos possam participar, dentro das regras estabelecidas”, explica o secretário de Agricultura Familiar, Joaquim Soares.

Confira abaixo todas as regras para o Pesque e Leve:

Pesque Semana Santa Dourados

A tradição manda comer peixe na semana santa, ou melhor, nas sextas feiras da quaresma. Mas isto se transformou em verdadeiras festas para comer peixe.

Restaurantes colocam a disposição dos consumidores pratos elaborados por “chef”. Nos meios de comunicação receitas das mais diversas sobre peixe. Encartes especializados, revistas e televisão ensinando a preparar pratos requintados.

Não era para ser bem assim, mas tudo isto incentivou o consumo de peixe. Quem se dedica a piscicultura este período do ano é a safra.

Fonte: pm dourados