Pedidos equivocados são parte da experiência gastronômica proporcionada por um restaurante localizado em Tóquio, capital do Japão
Fundado em 2017 por Shiro Oguni, um diretor de TV japonês, o “Restaurante dos Pedidos Errados” é conhecido pelos clientes fazerem seus pedidos sem saber o que chegará à sua mesa, assim em busca de promover uma conscientização sobre a demência, o restaurante, que abre em diferentes locações em determinados períodos de tempo, contrata pessoas diagnosticadas com o transtorno neurodegenerativo nos cargos de garçons e garçonetes.
Assim, conhecida por causar uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, afetando também a memória e a capacidade para aprender, a doença diminui as chances dos afetados por ela de conseguirem um emprego. Por isso, segundo o criador Shiro Oguni, trazer essas pessoas para o projeto poderia mudar a percepção social sobre o transtorno.
No entanto, a demência é amplamente incompreendida. Pessoas acreditam que você não pode fazer nada por você mesmo e a condição geralmente significa isolamento total em relação ao restante da sociedade. Explica o diretor de TV, em um vídeo que apresenta a história do empreendimento.
Errado, mas gostoso
Ao apresentarem com um nome bastante indicativo, os clientes já não tem preocupação com a chegada correta do pedido. Os equívocos tratados como motivo para descontração e novas possibilidades de experimentação de novos pratos. Segundo informa o site do restaurante, “ainda que venha errado, tudo no nosso menu é delicioso e único”.