Um pasto limpo de invasoras dobra a lotação de gado da fazenda
O engenheiro agrônomo Wagner Pires, fala das instalações eletrificadas para divisão de pasto limpo. O alerta de deixar a área de pastagem livre de plantas invasoras.
Importância da limpeza do pasto na fazenda
Deixar o pasto livre de plantas invasoras é importante para que apenas a forrageira se desenvolva e que ela acesse recursos como água e nutrientes do solo.
Caso contrário, o pasto não se desenvolve e, consequentemente, não é capaz de sustentar a engorda da boiada.
Além disso, Pires alerta para o risco de desenvolvimento de plantas tóxicas que podem fazer mal aos bovinos. Por isso o controle deve ser redobrado.
Pasto limpo com herbicidas
Nesse processo, o manejo de divisão de pastos e aplicação de produtos adequados vão garantir mais retorno à propriedade.“Se o pecuarista limpar seu pasto, no mínimo, ele vai dobrar a taxa de lotação de gado de sua fazenda”, diz o especialista.
A castração de bezerro de fato não “afina” o boi. E mais, o procedimento ainda rende um boi mais pesado e mais barato no final das contas
Isso porque muitos alegam que capar o bezerro pode “afinar” a frente do animal e não desenvolver o anterior do bovino. O especialista inclusive mostrou lotes de bovinos com genética Angus e Nelore que foram castrados logo na cura do umbigo.
O resultado foi de bovinos bem acabados, mais pesados e ficam prontos para o abate mais cedo do que bovinos inteiros.
Por isso o procedimento de castração rende um boi mais barato. Quanto mais rápido o boi engorda, menor tempo ele fica da propriedade, o giro acelera e aumenta a renda do produtor.
O segredo está na alimentação do gado
m dos pontos chaves, no entanto, está na alimentação do gado.
O desempenho de um bovino castrado ao nascimento depende de uma nutrição no cocho para que o animal ganhe mais peso e ainda renda uma carne diferenciada e que o mercado cada vez mais aprecia.
Castração de bezerro versus boi
Outro ponto importante destacado por Ribeiro foi a comparação entre a castração de bezerro com a de um boi mais velho, na puberdade. O procedimento em bovinos mais velhos pode até ter riscos de morte de animais.
Já quando é bezerro, o bovino se recupera mais rápido e não tem risco de óbito. Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima para saber todos os detalhes das vantagens da castração de bovinos.
Fontes: Giro do Boi, Embrapa