Dezenas de pessoas continuam desaparecidas, o ministro dos Transportes alertou que há corpos dentro de alguns veículos
Subiu para 158 o número de mortos na tempestade que devastou cidades no leste da Espanha. A matéria é do enviado especial Leonardo Monteiro.
A enfermeira aposentada não conseguiu segurar as lágrimas:
“Eu só quero que minha família saiba que estou bem. Ninguém esperava por isso, ninguém”.
“É o tipo de coisa que a gente vê na TV, em filmes, mas nunca imagina que pode acontecer com a gente”, resume um morador.
Jorge Manuel contou que o primeiro alerta das autoridades só chegou dez minutos depois que a água começou a inundar as ruas e as casas.
“Estamos acostumados com chuvas de outono, mas isso foi uma barbaridade”, diz.
Veja detalhes sobre a tempestade que resultou em 150 mortos na Espanha
A tempestade de terça-feira (29) foi resultado de um fenômeno atmosférico típico do Mediterrâneo: a colisão de uma massa de ar frio com o ar quente que evapora do mar. Os meteorologistas acreditam que o aquecimento do Mediterrâneo, por causa das mudanças climáticas, agravou o fenômeno.
Paiporta é uma cidade de pouco mais de 25 mil moradores. Ficou completamente devastada. Moradores tiveram as casas danificadas ou perderam algum parente ou conhecem alguém que foi atingido. Especialmente na região, esse foi um desastre sem precedentes.
Para onde quer que se olhe, o que se vê é lixo, lama e uma infinidade de carros empilhados. Portanto, muitos parecem desafiar a lei da gravidade.
Enquanto alguns tentavam desobstruir as ruas, outros caminhavam em busca de água e comida. Lázaro conta que já andou mais de 7 km porque o vilarejo dele está completamente destruído, sem luz, e por isso os supermercados estão fechados.
Uma mulher tentava encontrar um parente, dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas
O primeiro-ministro espanhol visitou a região nesta quinta-feira (31) e prestou solidariedade às famílias das vítimas. Em meio à lama, José conseguiu enxergar uma pontinha de esperança:
“É uma desolação total. Mas, com o tempo, tudo vai voltar ao normal. Assim como o rio”.
Veja o vídeo da destruição que ocorreu na Espanha
Vídeo: Terra
Fonte: g1