O PARKTEC CG em Campo Grande impulsionará o conhecimento, inovação e o desenvolvimento econômico do Estado e do país
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), inaugurou (15), o Parktec CG, 1º Parque Tecnológico de Mato Grosso do Sul, na Rua Rachid Neder, nº 760, no Bairro Monte Castelo. Assim, o evento contou com a presença da senadora Tereza Cristina, deputado federal Luís Ovando e o deputado estadual Lídio Lopes.
“Através desse Parque Tecnológico conectado com as universidades, com as empresas da iniciativa privada, nós vamos gerar empregos, acelerar processos na nossa capital, assim como, trazer o futuro para o presente. É um momento muito importante para o Campo Grande. Nós acreditamos que um Parque Tecnológico, como a gente já viu em outras cidades do país, muda a matriz econômica da cidade e traz um olhar, projeta a cidade para outras cidades, outros países”, avaliou a prefeita.
Dessa maneira, o projeto chega com a proposta de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação e servir de catalizador para a cultura empreendedora e o desenvolvimento econômico de Campo Grande. Do mesmo modo, contribuirá com todo o desenvolvimento econômico de toda a América Latina.
Nesse sentido, para aprimorar as atividades iniciais, o Parketec CG vai receber consultoria do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que é considerado o maior do país.
Na estrutura do Parktec CG terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, bem como, Health, GovTech e Economia Criativa.
PARKTEC CG – Principais atividades realizadas em um Parque Tecnológico incluem:
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): abrigam centros de pesquisa onde são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas. Essas pesquisas podem estar relacionadas a diversas áreas, ou seja, TI, biotecnologia, engenharia, energia renovável, entre outras.
Transferência de Tecnologia: atuam como um intermediário entre as universidades, centros de pesquisa e empresas, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia entre essas instituições. Assim, eles promovem a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços.
Incubação de Empresas: incubadoras que fornecem suporte e infraestrutura para startups e empreendedores que estão desenvolvendo novas tecnologias ou produtos. Dessa maneira, as incubadoras oferecem serviços como consultoria empresarial, acesso a financiamento, espaços de trabalho e networking.
Na estrutura do Parktec CG terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa.
Promoção do Empreendedorismo: fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novos negócios, oferecendo programas de capacitação, mentorias, eventos e competições para incentivar a criação de empresas inovadoras.
Infraestrutura e Conectividade: infraestrutura adequada com espaços de escritórios, áreas de testes e instalações de pesquisa. Além disso, fornecem conectividade de alta velocidade e acesso a recursos tecnológicos avançados. Permitindo, sobretudo, que as empresas e instituições presentes tenham acesso a uma infraestrutura tecnológica de qualidade.