Você está visualizando atualmente Troca de comando da Petrobras coloca estatal em novo rumo
O conselho de administração da Petrobras deve analisar nesta quarta-feira (13) a indicação do engenheiro José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia, nome oferecido pelo Ministério das Minas e Energia (MME)

Troca de comando da Petrobras coloca estatal em novo rumo

O conselho de administração da Petrobras também precisará analisar os novos indicados ao comando pelo Planalto, além do novo presidente

O conselho de administração da Petrobras deve analisar nesta quarta-feira (13) a indicação do engenheiro José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia, nome oferecido pelo Ministério das Minas e Energia (MME) para o comando. Se for aceito, será o terceiro nome indicado pelo governo federal para governar a estatal.

Ferreira Coelho está a frente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Petróleo e Gás Natural desde 2020. Bem como, ele também foi secretário de Petróleo, Gás Natural, e Biocombustíveis do MME na gestão de Jair Bolsonaro .

O atual presidente da estatal, general da reserva Joaquim Silva e Luna, foi excluído da lista de indicações do conselho, apresentada no fim de março. Dessa maneira, a situação de Luna se deteriorou desde o último reajuste de preços dos combustíveis, há pouco mais de um mês.

O conselho de administração da Petrobras também precisará analisar os novos indicados pelo Planalto para compor o colegiado, além do nome de seu novo presidente. O governo brasileiro tem maioria de votos, mas acionistas minoritários querem ampliar sua presença por meio do chamado voto múltiplo.

Indicação para o comando da Petrobras foi feita no dia 6

Em síntese, Formado em Química Industrial, Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Sendo assim, ele pediu demissão da pasta em outubro de 2021, onde atuou desde abril de 2020.

Ferreira Coelho está à frente do Conselho de Administração da PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural) desde maio de 2020 até o momento.

Desse modo, antes de entrar no Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho atuou por quase 13 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Fonte: Agência Brasil