No momento, você está visualizando Mais quatro países retiram embargo e voltam a comprar frango brasileiro
Após foco de gripe aviária no município de Montenegro (RS), em maio, mais quatro países retiraram restrições e voltaram a comprar frango brasileiro. Ao todo, 34 nações voltaram a adquirir o alimento. Foto: Freepik

Mais quatro países retiram embargo e voltam a comprar frango brasileiro

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, mais quatro países suspenderam as restrições a importação de frango brasileiro, após o caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, confira

Mais quatro países suspenderam as restrições à importação do frango brasileiro após a confirmação de um foco de gripe aviária no município de Montenegro (RS), em maio. Todavia, a informação foi atualizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) hoje. Ao todo, 34 nações voltaram a comprar o produto brasileiro, e oito ainda mantêm os embargos.

O que aconteceu

Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia voltaram a permitir a entrada do produto brasileiro. Com isso, 34 países já removeram totalmente as barreiras à exportação de carne de aves do Brasil, conforme balanço atualizado pelo Mapa.

Oito países mantêm a suspensão total das importações. Entre eles China, União Europeia, Canadá e Chile. Outros 12 impuseram restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul, e há ainda casos de suspensão limitada a municípios específicos ou regiões delimitadas.

Medidas fazem parte de estratégia de apenas restringir o comércio na área afetada. De acordo com o OMSA (Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal, na tradução livre), a ideia é tomar as decisões sem afetar toda a produção nacional.

Detectaram um foco de influenza aviária em uma granja em Montenegro (RS), a cerca de 70 km de Porto Alegre. A empresa responsável notificou mortes de aves em 11 de maio. No dia seguinte, equipes do governo estadual atenderam à suspeita e interditaram o local. Sobretudo, a confirmação da doença veio em 15 de maio, por meio de relatório técnico preliminar.

No local havia 17 mil aves divididas em dois galpões

As autoridades encontraram 15.650 galinhas mortas e sacrificaram outras 1.358 aves. Contudo, elas isolaram uma área em um raio de 10 km ao redor da granja.

Por fim, foi o primeiro registro do vírus na avicultura brasileira. A gripe aviária já havia sido detectada anteriormente em animais silvestres ou em produções domésticas.

Fonte: uol