Lula e ministros se reúnem para fechar pacote para conter tarifaço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou os ministros envolvidos nas negociações do pacote para conter o tarifaço dos Estados Unidos para uma reunião nesta segunda-feira (11). Portanto, esse deve ser o último encontro antes do anúncio oficial das medidas.
Adicionalmente, a reunião com Lula está marcada, em um primeiro momento, para às 17h. Contudo, os ministros terão uma prévia com a Casa Civil. Assim, a expectativa é que o governo oficialize os anúncios no máximo até terça-feira (12) pela manhã.
Do mesmo modo, as agendas finais sobre o pacote de contingência levaram o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), a desmarcar os compromissos. Ou seja, os que ele teria nesta segunda, em São Paulo (SP).
Além de Alckmin, os ministros que têm participado dos encontros para definir os detalhes do plano são:
- Rui Costa (Casa Civil)
- Fernando Haddad (Fazenda)
- Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais)
- Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social)
- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União)
A equipe do governo fez os ajustes finais do plano na semana passada
Segundo membros da equipe econômica do governo, o plano a ser apresentado foi construído “sob medida”, com diferentes ações para múltiplos setores e perfis de empresas. O pacote contará com medidas de mitigação de “curto, médio e longo prazo”, de acordo com estes governistas.
Devem fazer parte do plano linhas de crédito para setores impactados e a expansão de compras governamentais. Isso permitirá, portanto, que órgãos públicos absorvam mercadoria que deixará de ser exportada. Segundo cálculos do governo, as tarifas de 50% afetarão cerca de um terço das empresas que vendem aos EUA.
A expectativa, portanto, se volta para o anúncio oficial. Afinal, o pacote de medidas indispensável para diversos setores da economia. Em suma, o governo busca, principalmente, mitigar os impactos do tarifaço dos Estados Unidos.
Fonte: cnn