Carreta realiza exames nesta terça e quarta-feira
Na terça e quarta-feira (22 e 23), a Carreta do Amor estaciona no Terminal Rodoviário Antônio Mendes Canale, em Campo Grande, para atendimento gratuito a mulheres. Oferecerão cerca de 100 exames de graça em comemoração ao Outubro Rosa.
São cerca de 50 exames de Mamografia e 50 de Papanicolau por dia. Para todos os exames, será necessária a apresentação de documentos como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
A Mamografia tem como público-alvo mulheres com idade entre 40 e 69 anos que estejam há mais de um ano sem realizar o procedimento. Por outro lado, as mulheres entre 25 e 64 anos que não estejam no período menstrual podem fazer a coleta do Papanicolau.
Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, no período das 8 às 16 horas. Contudo, os Correios enviarão os resultados prontos em aproximadamente 40 dias ao endereço cadastrado.
Diagnóstico precoce
De acordo com Graziela Barbosa, Enfermeira Responsável pela ação, os exames de prevenção são imprescindíveis para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Contudo, a detecção das doenças em estágios iniciais pode elevar as chances de cura em até 95%.
“Anualmente, o Hospital de Amor de Campo Grande diagnostica cerca de 250 casos de câncer de mama. No entanto, já os resultados positivos para câncer de colo de útero somam mais de 200 ao ano, entre invasivos e pré-invasivos, números significativos considerando a incidência da doença em toda a cidade”, destaca a profissional da saúde.
Caso haja a necessidade da realização de exames complementares, a paciente será orientada a comparecer à unidade física do Hospital, localizado na Av. Vereador Thyrson de Almeida, 3103, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande/MS.
Sobre o Outubro Rosa:
Conheça a história do Outubro Rosa a seguir:
O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, como uma campanha para conscientizar sobre o câncer de mama. Portanto, a iniciativa surgiu com o objetivo de promover a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. Contudo, a Fundação Susan G. Komen for the Cure foi uma das primeiras organizações a usar o laço cor-de-rosa, que acabou se tornando o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.
Por fim, no Brasil, em 2002, a campanha Outubro Rosa foi adotada ao iluminar de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Desde então, a iniciativa se expandiu e se fortaleceu no país, com diversas ações realizadas ao longo do mês de outubro para alertar a população sobre a importância de exames preventivos, como a mamografia.
Fonte: UOL