Outubro Rosa em Dourados incentiva prevenção e autocuidado
A agenda do Outubro Rosa em Dourados contou com uma Sessão Especial (3), no plenário da Câmara Municipal, por meio de uma ação que reforçou a importância da informação, da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. A iniciativa foi da vereadora Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos).
Aberta ao público, a Sessão Especial teve início às 19 horas e o tema central foi “Saúde da Mulher: fatores de risco e prevenção do câncer”, e culminou com palestra da médica ginecologista Mariana Amália, especialista em tratamento hormonal de mulheres no climatério e menopausa, estética íntima e terapias injetáveis.
“Nosso objetivo é lembrar que cuidar da saúde é um ato de amor próprio e também de responsabilidade com nossas famílias e comunidade”, afirmou a vereadora proponente do evento, ressaltando que a proposta nasceu de uma preocupação não apenas pessoal, mas coletiva. “Uma mulher que se preocupa com outras mulheres. Essa é a essência do Outubro Rosa”, pontuou.
Agenda
A agenda do Outubro Rosa segue no dia 18 de outubro com a Corrida Rosa, a partir das 16h. A ação ocorrerá no Parque dos Ipês, em percursos de 5 km de corrida e 3 km de caminhada. A iniciativa é da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed).
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão mobilizadas com atividades educativas, coleta de preventivos, palestras e ações culturais. No Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado na Rua Salviano Pedroso, 1050, no Jardim Água Boa, foi ampliada a agenda de preventivos e mamografias, com atendimento em diferentes datas e horários.
Acima de tudo, o Outubro Rosa em Dourados inspira união e empatia entre mulheres e famílias. Afinal, a prevenção fortalece vínculos e salva vidas diariamente. Além disso, cada palestra e ação reforça o valor do autocuidado. Assim, a campanha transcende o calendário e se transforma em compromisso coletivo. Dessa forma, o movimento ganha sentido real quando atitudes se convertem em hábitos. Por fim, o exemplo de hoje ecoa, estimulando consciência e esperança para além deste mês dedicado à saúde feminina.
Fonte: PM Dourados