Você está visualizando atualmente FOGUETE BRASILEIRO: Operação Cruzeiro inicia com primeiro teste do motor hipersônico 14-X, veja vídeo
Equipamentos da Operação Cruzeiro enviados por via terrestre e aérea

FOGUETE BRASILEIRO: Operação Cruzeiro inicia com primeiro teste do motor hipersônico 14-X, veja vídeo

Enviou-se materiais do primeiro teste da Operação Cruzeiro desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados para o Centro de Lançamento de Alcântara

A Operação Cruzeiro da Força Aérea Brasileira – FAB realizou o lançamento do primeiro ensaio do demonstrador brasileiro da tecnologia Hipersônica Aspirada, o foguete e o motor 14-x foram produzidos em São José dos Campos.

Esse foi o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) lançado, baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi equipado com o motor do IEAv, denominado 14-XS.

Ambos desenvolvidos e produzidos pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar de natureza técnico-científica pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com sede em São José dos Campos (SP), e que mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas.

Estudos Avançados

Ambos desenvolvidos e produzidos, portanto, pelo Instituto de Estudos Avançados. Contaram com a organização militar de natureza técnico-científica pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Sede em São José dos Campos. Mantém, dessa maneira, pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper) visa, contudo, capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados desde 2008.

Carregamento dos motores

No dia 28 de novembro, a aeronave C-130 Hércules realizou, portanto, o carregamento dos motores foguetes, componentes pirotécnicos, módulos, empenas, bancos de controle e a carga útil do motor. O Esquadrão operou a performance.

A aeronave KC-390 Millennium operado pelo Esquadrão Zeus (1º GTT) realizou, portanto, o transporte das equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), no dia 29 de novembro.

A aeronave transportou também doações arrecadadas durante o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA. E sobretudo testes de COVID-19 doados pela Associação Desportista Classista da EMBRAER para as Agrovilas da cidade de Alcântara (MA).

14-X KC-390 FAB
FAB/Divulgação

14-X – A Era Hipersônica Brasileira com Operação Cruzeiro

O setor aeroespacial busca evoluir e encontrar alternativas para tornar o voo hipersônico uma realidade desde o último século. Nesse sentido, o DCTA tem em seu escopo um projeto que visa demonstrar toda a capacidade do Brasil em desenvolver um motor hipersônico e foguetes para a realização de experimentos aeroespaciais.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados desde 2008. Visa, nesse sentido, capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica. Isso por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada.

14-X teste FAB
Suboficial Johnson – FAB/Divulgação

Campanha atual do 14-Bis ao 14-X

O projeto 14-X foi, portanto, batizado desta forma em homenagem ao centenário, em 2006, do primeiro voo do 14-Bis. Fato que contribui para o surgimento da Campanha atual do 14-Bis ao 14-X. Foi, dessa maneira, pensada por demonstrar a concepção de duas grandes ideias.

Fonte: Via Força Aérea Brasileira e arquietrabalho – Vídeo: Youtube SCBR Defesa Nacional