A OpenAI será capaz de exibir o conteúdo da Time no ChatGPT em resposta às perguntas dos usuários, de acordo com comunicado
A cultuada revista Time anunciou, na quinta-feira (27), que fechou acordo com a OpenAI, no qual a startup de inteligência artificial (IA) vai poder acessar artigos atuais e arquivados de mais de 100 anos de história da revista.
A OpenAI será capaz de exibir o conteúdo da Time no ChatGPT em resposta às perguntas dos usuários, de acordo com comunicado, e usar o conteúdo da revista “para aprimorar seus produtos” ou, provavelmente, para treinar seus modelos de IA.
Assim, o uso do conteúdo da Time pela OpenAI apresentará citação e link para a fonte original, disse o comunicado. Como parte do acordo, a Time terá acesso à tecnologia da OpenAI para “desenvolver novos produtos para seu público”, afirma o comunicado.
Aliás, a startup que desenvolve o ChatGPT tem intensificado sua busca por parceria com veículos de comunicação nas últimas semanas. Em maio, uma parceria de mesma natureza foi anunciada com a NewsCorp, empresa por trás do The Wall Street Journal e outros veículos midiáticos importantes.
OpenAI tem disputa legal contra jornal famoso
- Nem toda a imprensa está em termos amigáveis com a OpenAI e, em dezembro, o Times abriu ação contra Microsoft e OpenAI;
- O processo alegava violações de propriedade intelectual relacionadas ao seu conteúdo jornalístico que aparece nos dados de treinamento do ChatGPT;
- O jornal procura responsabilizar a Microsoft e a OpenAI por “bilhões de dólares em danos estatutários e reais” relacionados à “cópia e uso ilegal de obras valiosas e únicas”, de acordo com processo no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova Iorque.
Em 2023, um grupo de autores proeminentes dos EUA, incluindo Jonathan Franzen, John Grisham, George R.R. Martin e Jodi Picoult, processou a OpenAI alegando violação de direitos autorais ao usar seu trabalho para treinar o ChatGPT.
Fonte: olhardigital