No momento, você está visualizando Oficinas gratuitas ensinam uso tradicional de ervas e preparo de chás em Campo Grande
Oficinas gratuitas ensinam sobre ervas e chás em Campo Grande. Objetivo é resgatar conhecimentos sobre o uso de raízes, sementes e plantas Foto: Emanuella Komiyama

Oficinas gratuitas ensinam uso tradicional de ervas e preparo de chás em Campo Grande

Oficinas gratuitas ensinam sobre ervas e chás em Campo Grande

Três workshops gratuitos sobre manipulação de ervas e preparação de chás ocorrerão em setembro, em Campo Grande, como parte do projeto “Guiné”.

Duas das oficinas são para mulheres atendidas por organizações sociais e uma será para o público geral. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro.

Idealizado pela mediadora de saberes Gê Cardoso, o projeto, antes de tudo, tem como objetivo resgatar e fortalecer conhecimentos. Em outras palavras, são conhecimentos tradicionais e populares sobre o uso de ervas, raízes, cascas, sementes e plantas.

A proposta, em primeiro lugar, valoriza a oralidade como forma de transmissão entre gerações. Do mesmo modo, ela busca promover a autonomia no uso dessas práticas no cotidiano.

Ainda mais, durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer, manipular e utilizar elementos naturais como por exemplo, a forma artesanal na preparação de chás e infusões. Logo depois, haverá abordagem de técnicas de identificação, colheita, secagem e armazenamento. Contudo, o foco está nas propriedades medicinais e nos usos voltados ao bem-estar.

As atividades, por fim, utilizarão ervas comumente encontradas em residências e bairros. Como resultado, são usadas plantas como boldo, manjericão, alfavaca, hortelã-pimenta, alecrim, guiné, folha de fumo, camomila e canela.

Oficinas para organizações sociais

O primeiro workshop ocorrerá no dia 25 de setembro, às 14h, para mulheres atendidas pela Central Única das Favelas. O segundo encontro ocorrerá no dia 26 de setembro, também às 14h, com participantes do Instituto Aciesp.

Esses encontros incluirão uma atividade paralela de contação de histórias com a contadora Ana Triches, voltada para as crianças da instituição, ou seja, filhos, netos, sobrinhos e demais familiares das participantes.

Oficina aberta ao público

O workshop destinado ao público geral ocorrerá no dia 27 de setembro, às 14h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Estão disponíveis 30 vagas, sendo que os 20 primeiros inscritos receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 25.

As inscrições são gratuitas e seguem até 14 de setembro, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaKCOOIVo7RTK7hFYpb89q-lvMys-mQUs6apgKMOtwOMJmLg/viewform?pli=1 (Copie e cole em seu navegador).

 A seleção será por ordem de inscrição, e a equipe de produção entrará em contato com os selecionados para confirmação da participação. Após os encontros, os participantes terão acesso a um material online com os conteúdos abordados.

Fonte: g1