Diferente dos relacionamentos por interesse já conhecidos, o “thorning” é mais sobre ego e status social do que necessariamente questões financeiras
Quando você escolhe sair com uma pessoa em um date, qual o seu objetivo? Pode ser encontrar um amor verdadeiro, se divertir e descontrair um pouco com alguém legal ou até encontrar um par para uma festa específica que você não quer ir sozinha. Contudo, dentro destes interesses, já passou pela sua cabeça alavancar o seu status social? Se a resposta for sim, não se preocupe, você definitivamente não está sozinha e uma galera, em especial da geração Z que consome muito o TikTok, o “throning” é a “nova” trend de relacionamento. A ideia é velha, na verdade, mas foi rapaginada, e reinserida neste contexto.
Entenda sobre o throning, nova trend de relacionamento
“Throning” é uma palavra em inglês derivada de “throne”, que significa trono. Partindo deste significado, já é possível entender que no “throning”, a pessoa em questão busca alguém que as coloque em um trono ou pedestal. Já que sua priorização nesse relacionamento é o status social.
Neste tipo de relacionamento, as pessoas não buscam amor ou interesse mútuo, mas sim o que o outro pode fazer para elevar seu status social. No entanto, com estas características, não é díficil pensar em outras expressões que também deixam de lado o sentimentalismo pelo que o outro pode oferecer. Contudo, como é o caso de namoradas e namorados troféus e casamentos por interesse financeiro, ambos acontecimentos nada recentes muito menos novidades.
Nas redes sociais, as pessoas têm diferenciado o “throning” de relacionamentos por interesse, argumentando que, no “throning”, o objetivo principal é aumentar a própria reputação e ego, e não necessariamente obter benefícios financeiros do parceiro.
Geralmente, em relacionamentos por interesse, a grande questão é o dinheiro e a qualidade de vida que a pessoa proporciona a outra mas, neste caso, vai além. No “throning”, a pessoa almeja ser colocada em um trono, figurativamente, tratada como tal, se sentindo mais importante e superior socialmente pensado a partir desta relação.
Embora o “throning” esteja sendo discutido nas últimas semanas, ele já é estudado há algum tempo
Em uma matéria de 2019, a revista Yahoo Life já havia identificado o “throning” como uma das principais tendências nos relacionamentos daquele ano.
Em 2018, uma pesquisa da revista Science Advances revelou que 25% dos usuários de aplicativos de namoro buscavam parceiros que consideravam mais desejáveis. Com o objetivo de inflar o próprio ego e provocar inveja nos outros.
O termo tem se popularizado nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela cultura de autopromoção e comparação constante presente nessas plataformas. Buscar um parceiro que aumente o ego próprio e satisfaça o desejo de se sentir superior acaba entrando muito bem nessa lógica.
Fonte: capricho