Você está visualizando atualmente O que é sepse, que matou atriz de ‘Triângulo da Tristeza’?
A sepse sempre aparece em decorrência de uma infecção de base (pneumonia, infecção urinária ou de pele, meningite etc.)

O que é sepse, que matou atriz de ‘Triângulo da Tristeza’?

A doença é reconhecida quando se verifica uma disfunção orgânica, por exemplo existe uma infecção urinária e ela já afetou outro órgão

A atriz sul-africana Charlbi Dean, protagonista de “Triângulo da Tristeza”, um dos filmes indicados ao Oscar deste ano, morreu aos 32 anos, em agosto de 2022, a modelo foi vítima de uma sepse. Segundo um laudo divulgado apenas em dezembro do mesmo ano.

Em uma entrevista dada à época, o irmão da atriz disse que Charlbi comentou sobre fortes dores de cabeça. Em seguida, a modelo pediu ao namorado que fosse levada ao hospital, sua morte foi anunciada menos de 24 horas depois.

Assim, um fator importante no quadro da atriz foi a remoção do baço. O órgão, que é um dos responsáveis pela filtragem do sangue no nosso corpo, foi removido depois de um acidente de carro que ela sofreu em 2009. Aliás, a cicatriz em sua barriga aparece em algumas cenas do filme.

O que é sepse, a doença que matou a atriz?

  • Também conhecida por septicemia, doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo. No caso da modelo, foi uma bactéria.
  • Considerada uma emergência médica, seus sintomas se confundem com outras enfermidades e, por isso, a sepse nem sempre é diagnosticada em tempo de ser contida, o que pode levar à falência de órgãos e morte.

Como a sepse acontece?

Toda vez que ocorre uma infecção que pode ser uma simples gripe, o sistema de defesa de seu corpo entra em ação para combater a doença, provocando uma inflamação local.

Você, então, pode ter uma febre, sentir-se cansado. Em alguns dias, porém, sente-se melhor e volta à vida normal.

Entretanto, pode acontecer de essa resposta ser desregulada e, de alguma forma, passa a prejudicar o seu organismo. Isso é a sepse: uma resposta sistêmica à infecção.

Do ponto de vista clínico, a doença reconhecida quando se verifica uma disfunção orgânica, por exemplo existe uma infecção urinária e ela já afetou outro órgão como o rim, pulmão, cérebro, fígado etc.

As infecções mais comuns que podem levar à sepse

  • Pneumonia (35%)
  • Infecção do trato urinário, como bexiga, rins (25%)
  • Infecção intestinal (11%)
  • Infecção de pele (11%)

Quais os sintomas da sepse

A sepse sempre aparece em decorrência de uma infecção de base (pneumonia, infecção urinária ou de pele, meningite etc.).

Portanto, isso significa que já existe uma doença em curso causada por vírus ou bactéria, com seus sintomas característicos, como:

  • Febre
  • Mal-estar generalizado
  • Retenção de urina

Mas há outros sintomas que servem de alerta para a sepse, como:

  • Alteração da consciência
  • Aceleração da respiração (mais de 22 incursões respiratórias por minuto)
  • Pressão baixa

Além disso, toda febre que não passa já indica que a infecção não está evoluindo bem e deve ter uma avaliação por um médico. Como a sepse é uma situação de emergência, você deve procurar um pronto-socorro imediatamente.

Tratamento contra sepse

O mais importante é o diagnóstico precoce, pois o tratamento é relativamente simples: indica-se o uso de antibiótico (caso for uma bactéria) já dentro da primeira hora da definição do diagnóstico, além de soro para hidratação e normalização da pressão.

Fonte: clickrbs, Uol