No momento, você está visualizando ‘O Agente Secreto’ é indicado para representar o Brasil no Oscar 2026
'O Agente Secreto' foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. Foto: Divulgação

‘O Agente Secreto’ é indicado para representar o Brasil no Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema divulgou ontem (15) que o filme Agente Secreto representará o Brasil no Oscar 2026

Estrelado por Wagner Moura, o longa-metragem “O Agente Secreto” foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, por decisão da Academia Brasileira de Cinema, (15).

O filme de Kleber Mendonça Filho aparecia como um dos principais favoritos, ao lado de “Manas”, dirigido por Marianna Brennand. Também estavam entre os cotados “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro e “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal.

“Houve uma harmonia que é o que quero para o cinema brasileiro. A gente está tendo uma oportunidade, fazer uma escolha, com filmes bem representados”, contou a produtora Sara Silveira.

Renata Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema, disse que esse ano houve uma certa imposição de um “Fla X Flu”, na disputa entre “O Agente Secreto” e “Manas”, enquanto a comissão estava com orgulho de todos os filmes inscritos.
“Era muito filme bom. Não sou rata de festival, mas eu tenho quase certeza que algum país tivesse 16 títulos tão incríveis como a gente teve. Esse ano é uma reafirmação do nosso talento para fazer cinema sobre as mais variedades temáticas e todos autorais”, disse.
O filme, que estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro, se passa em Recife de 1977 e narra a trajetória de Marcelo (Wagner Moura), um expert em tecnologia que volta à cidade natal após anos distante em busca de tranquilidade. No entanto, o retorno acaba revelando mistérios e ameaças que estavam ocultos.
No Festival de Cannes deste ano, Kleber Mendonça Filho fez história ao conquistar o prêmio de Melhor Diretor, enquanto Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator.

Polêmica envolvendo Fernanda Torres

Recentemente, internautas especularam que Fernanda Torres, ao elogiar o filme “Manas” (2024), de Mariana Brennand, apoiou a escolha da produção para representar o Brasil na premiação norte-americana. No Instagram, a atriz se explicou.

Confira a explicação de Fernanda Torres no Instagram

“Postei sobre Manas e comemorei a alegria de ver Sean Penn abraçar o filme nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro cara a apoiar o ‘Ainda Estou Aqui’ nos Estados Unidos. Depois eu soube… virou um negócio enorme no X. Eu não tenho conta nessa rede social. Amigos me escrevendo, se solidarizando comigo… e aí, eu entendi que isso tinha virado uma espécie de posicionamento meu de que eu quero ‘Manas’ como nosso representante no Oscar”, afirmou ela, que elogiou a safra de filmes brasileiros.
“Então a gente só tem a comemorar porque o cinema brasileiro de vez em quando ele morre, mas ele renasce. Aí quando renasce, vem com essa força. É uma fênix, assim. E para dizer que eu, pessoalmente, acho que o Kleber Mendonça Filho e o Wagner Moura estão na plenitude da produção deles como de artistas. O Kleber é um cara que eu respeito demais, ele botou o Recife no mapa do cinema mundial, é um cara muito incrível e inteligente.
Fez um filme que levou dois prêmios importantíssimos no Festival de Cannes. Ele tem a Neon distribuindo ‘O Agente Secreto’ nos Estados Unidos. Está em todas as bolsas de aposta da Variety e de todos os críticos. Então, euzinha, assim, não tenho nem dúvidas de que ‘O Agente Secreto’, se for escolhido, vai puxar todos os nossos outros filmes, assim. Acho que é um reconhecimento a capacidade e ao momento de dois artistas imensos que a gente tem, que é o Kleber e o Wagner. Então, essa é a minha opinião pessoal”, completou.

Quando os indicados ao Oscar serão divulgados?

Por fim, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Hollywood, vai anunciar a lista de pré-indicados ao Oscar de filme internacional no dia 16 de dezembro. Sobretudo, o anúncio oficial de quem irá concorrer à estatueta será no dia 22 de janeiro de 2026.

Fonte: o dia