Riedel diz que a intenção é de atividades econômicas retomadas com cada vez mais força
Programa Prosseguir atualiza orientações para retomada no Estado do Mato Grosso do Sul. O Programa foi divulgado (27/7) pelo secretário de Infraestrutura do Governo do Estado e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel. Ou seja, todas as atividades liberadas, mesmo as não essenciais de alto risco, mas com restrições de acordo com a bandeira e o risco para Covid-19 de cada município. Essas são as novas regras.
Riedel diz que a intenção com o novo prosseguir é que as atividades econômicas sejam retomadas com cada vez mais força, com as lotação permitida conforme a o grau de risco para a doença na cidade.
Programa Prosseguir nas atividades
Bares, parques de diversão, estabelecimentos de jogos de boliche, sinuca, jogos eletrônicos ou similares, cinemas, feiras serão restritos, baseado nas classificações. Também na lista, congressos, exposições, museus e atrações turísticas, circos, rodeios, “atividades de sonorização e iluminação, teatros, discotecas. E, ainda, saunas e festas.
Municípios de bandeira verde poderão liberar com 100% da capacidade. As cidades de grau tolerável, amarelo, poderão ter 90% da capacidade. No entanto, o grau médio, da cor laranja, podem ter até 70%. As de bandeira vermelha até 50%. Enquanto as de grau extremo, bandeira cinza, terão apenas 30%.
Volta às aulas
As orientações do Prosseguir também servirão para determinar a quantidade de alunos na volta às aulas presenciais, de forma híbrida, da rede estadual de ensino, programada para o dia 2 de agosto.
Covid-19 no Estado
De acordo com o boletim epidemiológico, MS apresenta, 353.161 casos de Covid-19, com 8.870 óbitos, desde o início da pandemia. Nas últimas 24 h, 581 novos casos confirmados e 18 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul.
Segundo a plataforma “Vacinômetro”, o estado ainda imunizou completamente 31,57% da população, com 2.229.415.000 de doses aplicadas entre primeira e segunda dose, além de dose única. Mato Grosso do Sul segue como o estado com maior parcela da população com o esquema vacinal completo no Brasil.