O alerta da plataforma diz que participar das atividades mostradas “pode resultar em ferimentos”
Um novo e arriscado desafio do TikTok já fez quatro vítimas fatais no Alabama, EUA, e está virando moda entre os jovens. Sendo assim, a “brincadeira” consiste de saltar de barcos em movimento, o que nem sempre acaba bem.
O que você precisa saber
- Autoridade norte-americanas estão em alerta após o incidente.
- Nos últimos seis meses, quatro pessoas morreram no estado americano após tentarem cumprir o desafio.
- A informação divulgada pelo capitão Jim Dennis, do departamento de resgate de jovens do Alabama (“Childersburg Rescue Squad”).
- Todas as vítimas envolvidas quebraram o pescoço ou morreram instantaneamente após pularem na água, disse Jim em entrevista à NBC News.
O que diz o TikTok
Em comunicado enviado ao canal de notícias americano, a rede social disse que adicionou avisos em vídeos com conteúdo perigoso. Além disso, o alerta da plataforma diz que participar das atividades mostradas “pode resultar em ferimentos”.
Ainda sobre o desafio, a diretora executiva da Sea Tow Foundation, Gail Kulp, disse ao Today Show que pular de um barco em movimento e cair na água é o mesmo que bater no concreto após cair de vários andares de altura.
A especialista alerta que além de ossos quebrados, a pessoa pode ser atingida pela hélice do seu próprio barco, ou de outro próximo. “Outro barco pode passar por cima de você e isso causaria muitos danos e até a morte”, disse.
Assim, é esperado que o desafio ganhe ainda mais adeptos com a chegada do verão no hemisfério norte. Aliás, desde 2020 vídeos parecidos já circulam na plataforma, dizem as autoridades.
Rede social também quer ter publicações próprias
O TikTok vende milhares de livros. Essa frase pode parecer exagerada, já que a rede social chinesa não é uma plataforma de vendas (ainda). Mas a verdade é que esse fenômeno dos vídeos curtos já considerado um dos principais players do mercado literário e responsável por diversos best-sellers.
Fonte: olhardigital