Você está visualizando atualmente Novo centro de nefrologia faz avanço na saúde regional em Naviraí
O Secretário de Estado de Saúde de MS, anunciou a habilitação do Centro de Nefrologia “Sakae Kamitane” em Naviraí. Foto: Divulgação

Novo centro de nefrologia faz avanço na saúde regional em Naviraí

Habilitação do centro traz tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal

O Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, anunciou a habilitação do Centro de Nefrologia “Sakae Kamitane” em Naviraí, um avanço significativo para a saúde local.

Com essa habilitação, o município passará a oferecer serviços especializados em Doença Renal Crônica (DRC). Isso inclui Hemodiálise e Diálise Peritoneal. Desse modo, beneficiará não apenas Naviraí, mas também os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo.

A nova unidade de saúde contará com 60 máquinas de hemodiálise, funcionando em três turnos diários. Do mesmo modo, terá capacidade para atender até 60 pacientes por mês.

Nesse sentido, os primeiros a serem atendidos serão os 57 pacientes atualmente em Terapia Renal Substitutiva (TRS) nas cidades de Campo Grande e Dourados, que serão transferidos para o novo centro, oferecendo alívio e mais conforto à população local.

Centro nefrologia Naviraí

Com essa iniciativa, o governo estadual reafirma seu compromisso em ampliar e descentralizar os serviços de saúde no interior. Desse modo, permite que pacientes tenham acesso a tratamentos essenciais sem longos deslocamentos.

Por isso, a expectativa é que o centro não apenas reduza a demanda nas grandes cidades, mas também melhore a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos em toda a região.

O que trata a nefrologia?

A nefrologia é uma área especializada da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e gerenciamento de condições que afetam os rins. Dessa forma, os nefrologistas médicos especializados no estudo de doenças renais e seus efeitos em outros sistemas do organismo humano.
Na consulta, o diagnóstico base feito através de exames laboratoriais da urina e do sangue, assim como de imagem, com ultrassonografia. A partir disso, independente de precisar de um tratamento longo ou não, o paciente terá um acompanhamento a longo prazo do médico, até o fim dos sintomas encontrados.
Fonte: gov.ms