No momento, você está visualizando Nicolás Maduro chega a tribunal em Nova York para responder às acusações de narcoterrorismo
Nicolás Maduro chegou ao tribunal em Nova York para responder às acusações de narcoterrorismo, e um juiz em Manhattan conduzirá a audiência ao meio-dia (14h de Brasília). Foto: Reprodução/BBC

Nicolás Maduro chega a tribunal em Nova York para responder às acusações de narcoterrorismo

Maduro e Cilia Flores, esposa dele, foram transferidos de helicóptero e carro blindado para o tribunal em Nova York

O ditador venezuelano Nicolás Maduro chegou ao tribunal em Nova York nesta segunda-feira, (5), para responder às acusações de narcoterrorismo usadas pelo governo Trump para justificar a captura e extradição para os Estados Unidos.

Agentes da Drug Enforcement Administration (DEA) transferiram Maduro e sua esposa, Cilia Flores, de helicóptero e carro blindado até o tribunal. Eles escoltaram o casal durante todo o trajeto. A audiência deve ocorrer ao meio-dia (14h de Brasília) perante um juiz em Manhattan.

Uma operação militar norte-americana capturou o casal em Caracas, (3), e, em seguida, as autoridades os enviaram para um presídio na cidade de Nova York.

Nicolás Maduro responde por acusações de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos. Além de conspiração para possuir metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos.

Como réu no sistema jurídico dos EUA, ele terá os mesmos direitos que qualquer outra pessoa acusada de um crime. Incluindo, contudo, o direito a julgamento por um júri composto por cidadãos comuns de Nova York.

A expectativa é que a defesa conteste a legalidade da prisão. Argumentando que o ditador goza de imunidade judicial por ser chefe de Estado soberano, apesar de os EUA não reconhecem Maduro como chefe de Estado legítimo da Venezuela.

Sobretudo, antes de serem capturados, Maduro e seus aliados alegaram que os Estados Unidos agem com hostilidade por cobiçarem os ricos recursos petrolíferos e minerais da Venezuela.

Sobre Nicolás Maduro

Em conclusão, veja quando o ditador se tronou presidente da Venezuela.

Nicolás Maduro se tornou presidente da Venezuela em 19 de abril de 2013, depois de vencer uma eleição especial realizada em abril de 2013 para suceder Hugo Chávez. Que havia morrido em março daquele ano.

Antes disso, ele foi presidente interino a partir de março de 2013, imediatamente após a morte de Chávez, até a posse oficial em abril.

Fonte: terra