No momento, você está visualizando Campo Grande amanhece com nevoeiro e frio após dias de chuva
Nevoeiro e frio em Campo Grande nesta terça, resultado de uma massa de ar mais frio e estável após quase uma semana de chuvas intensas Foto: Secom/Gov.br

Campo Grande amanhece com nevoeiro e frio após dias de chuva

Nevoeiro e frio em Campo Grande nesta terça

Campo Grande começou a terça-feira (18) com nevoeiro em diferentes regiões da cidade e temperatura mínima de 14,9°C, resultado da chegada de uma massa de ar mais frio e estável após quase uma semana de chuvas intensas. O fenômeno foi registrado nas primeiras horas da manhã, no Jardim América e também no Santo Amaro, mas se dissipou rapidamente, dando lugar ao céu aberto e ao retorno do sol.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um sistema de alta pressão atmosférica deve atuar nos próximos dias, favorecendo a estabilidade do tempo.

A previsão indica predomínio de ar seco até quinta-feira, com sol entre nuvens e redução significativa das chances de pancadas de chuva. O céu deve apresentar muitas nuvens ao longo do dia e períodos de maior nebulosidade durante a noite. O restante da semana deve ser de tempo firme na Capital.

As temperaturas mínimas devem ficar entre 16°C e 18°C, enquanto as máximas variam de 27°C a 33°C. O vento permanece moderado, com rajadas entre 30 e 50 km/h e possibilidade de intensificação em alguns pontos da cidade.

Sobre o Cemtec

O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc. 

O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.

Além disso, os relatórios incluem previsões de curto, médio e longo prazo, permitindo o planejamento de atividades agrícolas, industriais e urbanas. Frequentemente, essas análises são divulgadas em plataformas oficiais e redes sociais, ampliando o acesso público às informações climáticas. Ainda mais, o Cemtec elabora alertas sobre eventos extremos. Tais alertas incluem chuvas intensas, secas prolongadas e ondas de calor. Esses fenômenos podem afetar diretamente a produção agrícola. Ademais, influenciam o bem-estar da população e exigem atenção constante das autoridades.

Fonte: Cemtec