Você está visualizando atualmente Neeraj Chopra ganha ouro histórico olímpico no atletismo em Tóquio 2020
Chopra de 23 anos derrotou Sanayev Nurislam, do Cazaquistão, em uma semifinal dramática

Neeraj Chopra ganha ouro histórico olímpico no atletismo em Tóquio 2020

Esta é a segunda medalha de ouro olímpica que a Índia conquistou,  em 2008, Abhinav Bindra conquistou o primeiro ouro da Índia

A Índia começou a comemorar depois que Neeraj Chopra se tornou o primeiro indiano a ganhar uma medalha de ouro olímpica histórica no atletismo (lançamento de dardo) nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Esta é a segunda medalha de ouro olímpica que a Índia conquistou.  Em 2008, Abhinav Bindra conquistou o primeiro ouro da Índia no evento de rifle de ar de 10 metros.

O primeiro-ministro Narendra Modi parabenizou Chopra, de 23 anos, no Twitter, dizendo que a história foi criada.

A Índia já ganhou sete medalhas em Tóquio, uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Sua maior conquista olímpica de todos os tempos. Ele ganhou seis medalhas nas Olimpíadas de Londres de 2012.

Prata

Tem sido uma boa semana para o país nas Olimpíadas.  No sábado, o lutador Bajrang Punia somou mais medalhas ao derrotar Daulet Niyazbekov do Cazaquistão por 8 a 0 na luta pela medalha de bronze.

Na quarta-feira, o lutador indiano Ravi Dahiya conquistou a medalha de prata olímpica depois de perder para Zavur Uguev, do Comitê Olímpico Russo, na final do estilo livre masculino de 57kg.

Neeraj Chopra produziu o segundo arremesso

O Chopra de 23 anos derrotou Sanayev Nurislam, do Cazaquistão, em uma semifinal dramática que o viu superar uma vantagem de 9-2 a dois minutos do fim, alcançando a vitória no outono.

Na luta livre, se um lutador tocar o ombro do oponente no tapete, a vitória é considerada uma vitória por queda.

Na quinta-feira (6), a Índia encerrou uma seca de 41 anos de medalhas no hóquei masculino ao vencer a Alemanha em uma emocionante partida pelo bronze.

A campeã de levantamento de peso Mirabai Chanu conquistou a primeira medalha indiana em Tóquio, uma prata, na categoria 49kg feminino, colocando para descansar a decepção das Olimpíadas do Rio de 2016, onde foi nocauteada após uma lesão bizarra.

Ft: bbc