Naviraí recebe elogios por trabalho com saúde bucal
Com equipes bem estruturadas e excelente cobertura, o trabalho da Prefeitura de Naviraí envolvendo saúde bucal, por meio do Núcleo de Assistência Odontológica, recebeu elogios da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS).
A Rede de Atenção à Saúde Bucal de Naviraí recebeu uma visita técnica do CRO-MS e da SES. A reunião contou com a presença da coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro, da presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, e da gerente do Núcleo de Assistência Odontológica da Prefeitura, Kátia Akemi da Rocha Ujihara Salem. Também estiveram presentes a gerente de Saúde, Josiane de Oliveira, o chefe de Gabinete, Vanderlei Chagas, e a vice-prefeita e gerente de Assistência Social, Telma Minari.
Projeto em parceria
Além disso, a ação integra um projeto desenvolvido pelo CRO-MS e pelo Instituto Primato Cruz, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Esse projeto percorre municípios de Mato Grosso do Sul para avaliar, discutir e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde Bucal. Mais de 50 cidades já foram visitadas.
Durante o encontro, foram analisados aspectos da atenção primária, secundária e terciária, com foco em ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos e aprimorar a qualidade da assistência. A equipe estadual apresentou orientações sobre cobertura de saúde bucal, estratégias de custeio e medidas para fortalecer o atendimento oferecido pelos municípios.
O CRO-MS reforçou, antes de tudo, pontos essenciais para a área, como a importância da certidão de regularidade dos profissionais. Além disso, destacou a emissão de alvarás e a organização dos documentos necessários para o funcionamento de clínicas odontológicas. Essa orientação vale tanto para a rede pública quanto para a privada, garantindo o cumprimento das exigências legais. Portanto, o CRO-MS busca assegurar a qualidade e a legalidade dos serviços prestados no setor odontológico.
Naviraí recebe elogios pela estrutura e desempenho
A comitiva destacou a excelência da cobertura de saúde bucal no município, com equipes bem estruturadas e atendimentos contínuos na atenção primária. Recebeu destaque também a qualidade dos serviços realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), responsável pelos atendimentos de média complexidade, financiado pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e com forte investimento do Município.
Outro ponto de destaque foi o atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais, realizado no hospital de Naviraí — considerado referência pela equipe técnica estadual.
Durante a reunião, a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro, destacou, em primeiro lugar, o trabalho de prevenção de cáries. Além disso, ressaltou que as escolas municipais, estaduais e creches desenvolvem o trabalho por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Ademais, enfatizou a importância da iniciativa para a formação de hábitos saudáveis desde a infância. Ainda mais, Giovana destacou que Naviraí está na segunda faixa de produção do LRPD (Laboratório Regional de Próteses Dentárias). De fato, a cidade produz, em média, 54 próteses totais e parciais removíveis metálicas por mês. Além disso, esse dado reflete o compromisso do município em ampliar o acesso da população aos serviços reabilitadores.
A reunião recebeu uma avaliação como extremamente produtiva. Houve debates propostos para aprimorar a Rede de Saúde Bucal, ampliar o acesso da população aos serviços e fortalecer ações tanto na saúde pública quanto na privada.
O CRO-MS reforçou que seguirá oferecendo capacitações, orientações técnicas e suporte aos municípios, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde destacou que seguirá acompanhando e apoiando iniciativas que fortaleçam a saúde bucal em Mato Grosso do Sul.
Fonte: PM Naviraí




