Você está visualizando atualmente UEMS: Naviraí conquista o vice-campeonato da Mostra Brasileira de Foguetes
A dupla da UEMS de Naviraí consagrou-se com o melhor desempenho no Nível 4 na Mostra Brasileira de Foguetes.

UEMS: Naviraí conquista o vice-campeonato da Mostra Brasileira de Foguetes

A dupla obteve o 2º melhor desempenho entre todas as categorias

O acadêmico Paulo da Silva Del Colle e a acadêmica indígena Méria Moreli Salino, do curso de Química – Licenciatura da Unidade Universitária da UEMS de Naviraí, participantes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), conhecida por ser uma Olímpiada Nacional de Foguetes, realizada no Estado do Rio de Janeiro.
Dessa forma, a dupla da UEMS consagrou-se com o melhor desempenho no Nível 4, e o 2º lugar entre todas as categorias, que contou com 66 participantes de diversas instituições de ensino superior do país.

Por isso, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Por exemplo, os Foguetes e bases de lançamentos construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

O evento coordenado pelo Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e realizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agencia Espacial Brasileira (AEB).

Contudo, a equipe do curso de Licenciatura em Química da UEMS alcançou o feito de 258 metros de distância sagrando-se Campeã de sua categoria e obtendo o segundo lugar geral entre todas as categorias.

O evento contou com a participação de 66 equipes.

A participação da equipe da UEMS Naviraí teve início com a etapa regional desta competição que realizada no município, durante o mês de maio, como parte das atividades do 1º Ciclo Acadêmico de Química, e como um desafio “maker” das disciplinas de Física 1, da profa. Dra. Tarsila Marília de Oliveira, e Físico Química 1, da profa. Dra. Daniela Cristina Manfroi Rodrigues.

Naviraí Mostra Brasileira Foguetes

“Didaticamente, o desafio de “construir foguetes de garrafa PET” é uma excelente alternativa de metodologia ativa de ensino, pois aborda questões vinculadas as disciplinas do curso e o evento realizado em Naviraí e aberto a comunidade sendo caracterizado como uma ação de extensão universitária. Desta forma, este evento regional, o qual contou com a participação de 12 equipes, foi cadastrado como seletivo o que permitiu a inscrição no evento nacional (MOBFOG)”, relatou o coordenador do curso, prof. Dr. Euclésio Simionatto.

Contudo, realizados esforços de todos os lados para viabilizar a participação da equipe na Mostra Brasileira De Foguetes e os alunos fizeram uma grande preparação para participar do evento nacional, com objetivo de melhorar o desempenho dos lançamentos, testando várias estratégias, o que resultou neste excelente resultado, premiando o esforço da equipe.

O coordenador do curso destaca que a participação dos acadêmicos em eventos nacionais é de extrema importância para as atividades universitárias e para a formação complementar dos alunos, ativando seu protagonismo e capacidades de fazer networking nestas situações.

Ressalta ainda, que este tipo de participação de alunos do curso com muito impactado pelos anos de restrição devido à pandemia e a nova proposta do “Ciclo Acadêmico de Química”, implementado este ano, traz a possibilidade de atividades diversas que reativa e incentiva sua participação em eventos dentro e fora da universidade.

Sendo assim, a equipe, professores e coordenação do curso de Química agradecem o apoio recebido por meio da PROEC e Reitoria, que viabilizou as passagens para a participação neste evento.

Agradecimento também à comunidade acadêmica da UEMS de Naviraí (professores/técnicos) pela contribuição para custear a viagem e inscrições da equipe.

Fonte: uems